OFICINAS SABER E COMPREENDER
OFICINAS SABER E COMPREENDER: UMA AÇÃO EFICAZ NO TRABALHO COM LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Resumo
Esta experiência apresenta uma proposta de oficinas de leitura para ser desenvolvida em nível prático visando auxiliar o desenvolvimento de hábitos de leitura e de interpretação de enunciados com a finalidade de promover o sentido da aprendizagem nos educandos da 3ª série do ensino médio. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela necessidade de melhorar os índices de aprendizagem a partir da construção lúdica e prática do conhecimento. O estudo fundamenta-se nas abordagens de leitura de Koch (2010), Kleimam (2008), e Soares (2011), entre outros teóricos que constituem um direcionamento sociointeracionista para a aprendizagem. A problemática que orientou a realização desta tarefa consiste na seguinte pergunta: como devem ser as aulas de Língua Portuguesa voltados para leitura e interpretação? Espera-se com este estudo contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos experimentados de forma prática e que permitam aos educandos ampliar as possibilidades de leitura e de formação de uma cidadania crítica e reflexiva.