Edição Atual

v. 9 n. 25 (2024): Entre perspectivas da Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias: articulando conhecimentos matemáticos e científicos na educação

Vivemos uma era de informação e de comunicação em rápida velocidade e, nesse contexto de mudanças educacionais, a Revista DoCEntes busca fortalecer o cenário formativo e de discussão entre os sujeitos que compõem o ambiente escolar e acadêmico brasileiro sobre desafios e potencialidades didáticas no ensino das ciências. Portanto, objetivou-se interagir “Entre perspectivas da Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias: articulando conhecimentos matemáticos e científicos na educação”, na intencionalidade de fornecer reflexões que possam contribuir com a significação e a ressignificação de conhecimentos.

Para isso, o Centro de Documentos e Informações Educacionais (CDIE), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), responsável pela Revista DoCEntes, vem apoiar a divulgação de estudos para a comunidade acadêmica e escolar, contemplando iniciativas e experiências exitosas de Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Essa conjuntura demonstra o quanto vêm emergindo particularidades do fazer docente, revelando que, neste século XXI, marcado pelo período pós-pandêmico, dificuldades como a de ensinar determinados conhecimentos matemáticos e científicos passaram a se acentuar, por causa de mudanças, como a de fazer uso de novas tendências educacionais, que agreguem, justifiquem e subsidiem práticas educativas. Como exemplo, podemos apontar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a Resolução de Problemas, a Modelagem, entre outras, que, ao serem implementadas nos processos de ensino de Matemática e de Ciências, podem contribuir para a aprendizagem de conceitos.

Ao se tratar de um diálogo que interaja entre perspectivas da Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias, esta edição se compromete a apresentar discussões que possam articular conhecimentos provenientes da Matemática e das Ciências, que, cientificamente, a partir da utilização de metodologias, recursos e trocas de experiências, conduzam-nos a reflexões e superações de obstáculos epistemológicos desencadeados em experiências de ensino cotidianas e resultantes da carência, ou até da ausência, de formação inicial e continuada de professores.

Nesse intuito, esta edição buscou reunir oito artigos e uma entrevista, que explanassem aos leitores da Revista DoCEntes, mediante pesquisas e seus elementos fundantes, propostas relevantes, que, consoante seus métodos, suas metodologias, seus resultados e suas considerações, viabilizam compreensões científicas rumo ao fortalecimento dessas ciências.

Publicado: 04/03/2024

Edição completa

Ver Todas as Edições

A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa e inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS B1

 

Indexadores