Notícias

VI CONEDU VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Avaliação: Processos e Políticas

22/08/2019

Texto original do site

A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico.

Saiba mais sobre VI CONEDU VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Avaliação: Processos e Políticas

Edição Atual

v. 4 n. 9 (2019): Aprendizagem significativa como foco da educação

Este exemplar da revista DoCEntes faz um giro completo nas dimensões fundamentais do processo  educacional: currículo, formação, processo ensino/aprendizagem, gestão, e avaliação. Entretanto, o leitor poderá constatar que há um destaque inquestionável sobre a aprendizagem significativa. Em destaque a edição traz o artigo "A escola faz currículo. Nota sobre escolas que inovam em tempo de BNCC" Professora Isabel Maria Sabino de Farias, Valdriano Ferreira do Nascimento e Patrícia Almeida Moura, bem como entrevista ao Professor PhD Jorge Herbert Soares de Lira, que tem como campo de pesquisa a Geometria
Diferencial, principalmente, em problemas geométricos variacionais e Análise Geométrica. Em relação ao ensino da Educação Básica, o professor em destaque, coordena o Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática da rede estadual de ensino, ofertado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará ( UFC), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( FUNCAP), em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará e a Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED).

Publicado: 12/08/2019

Edição completa

Artigos

Relato de experiência

DoCEntes Entrevista

Ver Todas as Edições

A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português, Espanhol e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

Indexadores

 Sumários.org  - Sumários de Revistas Brasileiras

Google Acadêmico

Livre Periódicos