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IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica – EVOLVERE

19/06/2017

Evolvere, vocábulo em latim que designa evoluir em português, significado também associado à noção de desenvolvimento, motivo pelo qual é assumido nessa proposta para nomear o IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica.

Este evento tem seu histórico ligado à trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com efeito, o desenvolvimento profissional em Educação está no centro das temáticas envoltas no campo de estudos sobre a formação de professores, área de concentração desse programa stricto sensu completo, avaliado com conceito 4 pela CAPES. Em particular, as questões e preocupações afetas a esse assunto são alvos de atenção das investigações e produções vinculadas a Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", liderada pela proponente dessa proposta.

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v. 3 n. 6 (2018): Formação do Professor como um desafio

Dentre os desafios postos à formação do professor, está o investimento em formações voltadas ao aprimoramento das práticas de letramento. Historicamente, esse tem sido o maior obstáculo à melhoria da qualidade da educação brasileira básica. Se o letramento, de um modo geral, tem sido precário, o letramento literário constitui um desafio à parte. O déficit histórico da leitura permanece um problema para educação brasileira, refletindose no desafio de se promover atividades de letramento literário escolar.

Publicado: 24/09/2018

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português, Espanhol e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

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