Edição Atual

v. 10 n. 34 (2025): Dossiê Filosofia: Filosofia: assim te quero!
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Entre os dias 28 a 31 de agosto de 2024, o Estado do Ceará vivenciou mais uma vez o debate sobre a  presença do ensino de Filosofia nas escolas e universidades cearenses. O Encontro Cearense de Professores de Filosofia, presente e reconhecido nacionalmente entre professores e pesquisadores de Filosofia, na sua 4ª Edição trouxe à tona o espírito filosófico que alimenta o ensino e a filosofia cearense com a temática: Filosofia, assim te quero! A cidade de Sobral e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA acolheram e construíram diálogos potentes na busca de fortalecer não apenas o ensino de filosofia mas uma cultura filosófica no Ceará.
Movidos com uma alegria coletiva que trazemos para este Dossiê da Revista Docentes, parte da produção científica do evento. Nossa edição alinha a reflexão da prática docente de nossos professores pesquisadores da rede estadual de educação, aqui representados por suas regiões, professores   universitários e futuros docentes, acadêmicos que envolvidos com o ensino da Filosofia e sua presença na formação dos jovens cearenses, somam na sua escrita a real filosofia que almejam e constroem em sala de aula.

Publicado: 14/04/2025

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Editorial

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

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