Educação Ambiental na disciplina de Geografia:
Um estudo nas escolas da Rede Pública Estadual na cidade de Sobral-CE
Resumo
O presente estudo trata do ensino em Educação Ambiental na disciplina de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental em 11 escolas públicas estaduais na cidade de Sobral, Ceará. A pesquisa investiga se, de fato, há inserção da Educação Ambiental como tema transversal nessa disciplina, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Foram informantes desse estudo 11 diretores, 11 coordenadores pedagógicos, 11 professores de geografia do 9º ano e 369 alunos de 11 turmas de 9º ano. Como instrumentos de coleta, foram utilizados questionários mistos para diretores, coordenadores pedagógicos e professores; e questionários fechados para alunos. Os resultados identificaram que os respondentes conhecem a temática e entendem o papel da Educação Ambiental na formação dos alunos como cidadãos e sujeitos críticos da sociedade em que estão inseridos, como também na qualidade de vida desta e de futuras gerações. Entretanto é sabido que, mesmo diante dos resultados obtidos na referida pesquisa, a Educação Ambiental, como tema transversal, ainda ocorre de forma incipiente no ambiente escolar, principalmente na sala de aula. Portanto este estudo pretende contribuir para a prática docente do ensino da Educação Ambiental na aula de geografia, tema que é parte importante da vida de todo ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).