PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO DISCENTE:
UMA DISCUSSÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS PERSPECTIVAS DE FREIRE E CURY
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar e discutir de maneira dialógica as temáticas de Paulo Freire no livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa e de Augusto Cury em Pais brilhantes e professores fascinantes no que diz respeito ao pensamento de ambos acerca da importância da reflexão prática docente direcionada à educação emancipadora, bem como a construção da autonomia dos estudantes. Em seus aspectos dialéticos e intertextuais essas leituras aliadas às suas reflexões colaboram para o aprimoramento das práticas docente de modo diretamente relacionado ao êxito na construção do pensamento crítico do aluno como também o desenvolvimento de sua autonomia de forma que o mesmo perceba-se como protagonista de sua história. A discussão também ressaltará que tanto Paulo Freire como Augusto Cury acreditam que a constante reflexão e inovação da prática pedagógica faz com que os educadores melhor se relacionem no âmbito escolar com seu aluno de forma que, juntos, possam pensar possibilidades e caminhos para uma educação emancipadora e humanitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).