A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA

uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Emanuela Moura de Melo Castro Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Matemática, Metodologias de Ensino

Resumo

O apelo à interdisciplinaridade para o ensino de Matemática está cada vez necessário, tendo em vista a compreensão dessa componente curricular como essencial na formação integral do indivíduo (BRASIL, 2017). Nesse sentido, este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que descrevem práticas interdisciplinares para o ensino de Matemática, com enfoque em trabalhos desenvolvidos no Brasil. Para tanto, apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), descrevendo a interdisciplinaridade aplicada no ensino de Matemática. Durante a seleção dos estudos, utilizou-se o método apresentado por Kitcheman (2007). Nesse sentido, foram usados critérios de inclusão e exclusão nos trabalhos encontrados em três bases de dados digitais: Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de encontrar trabalhos que respondessem às questões de pesquisa deste estudo. No geral, os resultados apontaram que práticas interdisciplinares para o ensino de Matemática contribuem para o envolvimento dos estudantes com as atividades, promovem a significação de conceitos matemáticos, favorecem o protagonismo estudantil, propiciam o uso de variados recursos pedagógicos e motivam novas metodologias de ensino. Considera-se que o presente estudo possa ajudar professores de Matemática que desejam desenvolver atividades pautadas na interdisciplinaridade, contribuindo para um aprendizado mais acessível a todos.

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Publicado
04/03/2024