A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA
uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
O apelo à interdisciplinaridade para o ensino de Matemática está cada vez necessário, tendo em vista a compreensão dessa componente curricular como essencial na formação integral do indivíduo (BRASIL, 2017). Nesse sentido, este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que descrevem práticas interdisciplinares para o ensino de Matemática, com enfoque em trabalhos desenvolvidos no Brasil. Para tanto, apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), descrevendo a interdisciplinaridade aplicada no ensino de Matemática. Durante a seleção dos estudos, utilizou-se o método apresentado por Kitcheman (2007). Nesse sentido, foram usados critérios de inclusão e exclusão nos trabalhos encontrados em três bases de dados digitais: Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de encontrar trabalhos que respondessem às questões de pesquisa deste estudo. No geral, os resultados apontaram que práticas interdisciplinares para o ensino de Matemática contribuem para o envolvimento dos estudantes com as atividades, promovem a significação de conceitos matemáticos, favorecem o protagonismo estudantil, propiciam o uso de variados recursos pedagógicos e motivam novas metodologias de ensino. Considera-se que o presente estudo possa ajudar professores de Matemática que desejam desenvolver atividades pautadas na interdisciplinaridade, contribuindo para um aprendizado mais acessível a todos.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765.
FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.
FAZENDA, I. C. A. O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FELCHER, C. D. O.; VIÇOSA, C. S. C. L.; SOARES, R. G.; FOLMER, V. O uso da sala de aula invertida para ensinar polígonos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–18, 2021. http://dx.doi.org /10.26843/rencima.v12n1a03.
FERNANDES, J. C. N.; SILVEIRA, I. F. Jogos digitais educacionais, práticas interdisciplinares e pensamento computacional: relações possíveis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 116–136, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i4.2442.
FERREIRA, Matias Neto Alves; XAVIER, Antônio Roberto; ANDRADE, Wendel Melo; SANTOS, Maria José Costa dos. Interdisciplinaridade e processos de ensino e aprendizagem: experiências formativas de docentes que lecionam matemática. Concilium, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 328-340, 15 fev. 2022. http://dx.doi.org/10.53660/clm-144-161.
FORTESKI, D. Um estudo sobre a interdisciplinaridade com práticas com modelagem matemática na educação básica. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2019.
FRANÇA, M. S. A. S.. A literatura de Malba Tahan: a interdisciplinaridade tão significativa para o ensino e aprendizagem de matemática e o uso das tics como forma de disseminação do aprendizado. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Universidade de São Paulo, Lorena, 2022.
GASPERI, W. N. H.; PACHECO, E. R. A História da Matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na Educação Básica. Paraná: [s.n.], 2018.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KITCHENHAM, B. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Durham: [s.n.], 2007.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MENDUNI-BORTOLOTI, R. D.; BARBOSA, J. C. Matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um estudo do conceito. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 269-293, 2018. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p269-293.
MORAES, J. C. P.; PEREIRA, A. L. Análise de competências específicas na BNCC de Matemática, indícios para abordagem metodológica e afastamentos dos PCN. Revista Valore, [S.l.], v. 6, p. 955-967, 14 jul. 2021. http://dx.doi.org/10.22408/reva602021952955-967.
MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma Phet. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 573–591, 2020. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10784.
NASCIMENTO, N. G. G.; PEREIRA, L. L.; SHAW, G. S. L. Conceitos de interdisciplinaridade em pesquisas publicadas na área de ensino e educação (2009-2018). Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 143-165, 2020.
NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento - Transdisciplinaridade. 1999. Disponível em: http://forumeja.org.br/br/sites/forumeja.org.br/files/um_novo_tipo_de_conhecimento_nicolescu_atualizado_%20texto%203%20(texto%20basico).pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
OLIVEIRA, A. M.; COSTA, R. C. Matemática na tela: o desenho artístico como atividade mediadora da aprendizagem matemática. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l], v. 9, n. 2, e21043, 2021. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12234.
PAGAN, A.; MAGINA, S. O ensino de Estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.l.], v. 92, n. 232, p. 723-738, 18 jun. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.92i232.675.
PEREIRA, G. P.; FERREIRA, M. Matemática, Arte e Mangá. Zetetike, Campinas, v. 28, n. 1, p. 1-19, 29 dez. 2020. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v28i0.8655905.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PRESOTTO, K. S.; COSTA, S. F. A interdisciplinaridade na formação de professores de matemática do ensino médio sob a luz da BNCC. Contraponto: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, [S.l.], v. 4, n. 6, p. 44-65, 17 jul. 2023. http://dx.doi.org/10.21166/ctp.v4i6.3209.
RACHELLI, J.; DENARDI, V. B.; BISOGNIN, V. Estudo da integral definida por meio de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Físico-Química. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 274–288, 2022. http://dx.doi.org/10.15536/thema.V21.2022.274-288.2359.
RIBEIRO, D. A. E.. História da matemática: a interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em matemática. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
SATOLO, V. P. X.; BERNARDO, C. H. C.; LOURENZANI, A. E. B. S.; MORALES, A. G. Um panorama histórico-conceitual da pesquisa interdisciplinar: uma análise a partir da pós-graduação da área interdisciplinar. Educação em Revista, [S.l.], v. 35, n. 1, p. 1-25, jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698185294.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio: uma abordagem interdisciplinar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n2a14.
TAKINAGA, S. S.; MANRIQUE, A. L. O Uso da Tecnologia e suas Contribuições para a Formação Integral do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e do Aluno com Deficiência Intelectual nas Aulas de Matemática. Sisyphus – Revista de Educação, [S.l.], v. 10, n. 3, p. 33-46, 31 out. 2022. http://dx.doi.org/10.25749/SIS.27503.
TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
YARED, I. O que é interdisciplinaridade?. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008. p. 167-172.