ENSAIO ACERCA DA FILOSOFIA TRANSCENDENTAL KANTIANA

Palavras-chave: Filosofia. Prática. Teórica. Transcendental.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar as bases do pensamento kantiano na construção daquilo que se entende como filosofia transcendental, entendendo que os elementos apresentados são características do método kantiano, presentes e necessários para a compreensão de todas as suas obras. Trata-se, portanto, de um pressuposto teórico para a realização da pesquisa da dissertação de mestrado que visa tratar da relação entre liberdade e dever moral na Fundamentação da Metafísica Dos Costumes de Kant, sob a análise do exame das qualidades inerentes e pessoais do ser humano, que se manifestam de antemão na razão prática e inclui os conceitos de dignidade e dever moral, como pré-condição para determinar uma ação. Desse modo, com a leitura de trechos fundamentais da Crítica da Razão Pura (CRP) e de pesquisadores como Mario Porta, expomos de maneira breve alguns conceitos fundamentais para o problema apresentado na CRP que constitui a chamada Revolução Copernicana do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JULIETTE DE SOUSA VASCONCELOS, MAF/UVA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Professora no Colégio São João Paulo II, no município de Morrinhos/Ce. Possui 2ª licenciatura em Matemática (curso de complementação pedagógica) pelo Instituto Ibra Educacional. Especialista em Gestão Escolar pelo grupo FAVENI, licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú- UVA, mestranda em Filosofia pelo programa de pós-graduação Mestrado Acadêmico em Filosofia (MAF) da Universidade Estadual do Acaraú-UVA.

LUÍS ALEXANDRE DIAS DO CARMO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ

Possui DOUTORADO em FILOSOFIA pela Universidade de São Paulo -USP, (2009). ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). MESTRADO em FILOSOFIA pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1999), Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Literatura e Língua Russa no Inst. Pushkin -1990 (Moscou, Rússia), Curso de Especialização em LÓGICA DIALÉTICA (UFC-1995), Curso de Especialização em FILOSOFIA: LÓGICA E LINGUAGEM (UFC-1997) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1987). Atualmente é professor do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Filosofia (UVA) e adjunto em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia social e política, filosofia da linguagem, hermenêutica e filosofia do direito.

Referências

CARMO, J. A universalização como critério moral: Kant e Apel. 2005 Dissertação. (Mestrado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2005.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2012. [Introdução, p. 45 à 68]
_______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela, Lisboa: Edições 70, 1988.
_______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela, Lisboa: Edições 70, 2019.
_______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Trad.: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.
PORTA, M. A. G. O problema da crítica da razão pura. Em: A filosofia a partir de seus problemas. AP, Loyola, 2002. (pp. 107 a 128)
Publicado
04/06/2024