FILOSOFIA, COTIDIANO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA

  • DANIELE ALVES LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)
  • MARCELO OLIVEIRA SANTIAGO
Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; filosofia; cotidiano; protagonismo; pensamento crítico.

Resumo

O trabalho se trata de um relato de experiência sobre uma célula de aprendizagem
cooperativa, intitulada Filosofia e Cotidiano, desenvolvida no ano de 2020 pelo Programa de
Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do
Cariri (UFCA). Teve como público-alvo estudantes dos cursos de graduação da unidade
acadêmica IISCA (Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes) e suas atividades
nas plataformas digitais, WhatsApp e Google Meet. A célula objetivou construir discussões
acerca da relação filosofia, sociedade e cotidiano, estimulando a capacidade argumentativa e
integrativa dos participantes por meio da metodologia da aprendizagem cooperativa, e surgiu
como inquietação da articuladora diante das políticas governamentais de desmonte e
desvalorização do saber e do fazer filosófico. A Aprendizagem Cooperativa é uma
metodologia ou filosofia educacional que busca romper com o individualismo e a competição
do sistema educacional por meio de uma proposta grupal orientada pelos elementos
interdependência positiva, responsabilização individual, interação promotora, habilidades
sociais e processamento de grupo. A experiência foi exitosa ao promover interação entre os
estudantes da unidade acadêmica IISCA e o protagonismo nas discussões, podendo ser
evidenciado que uma prática filosófica conectada com o cotidiano e a sociedade incomoda aos
que não estão comprometidos com o pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, Samuel Durand; GOMES, RICKARDO Léo Ramos. A importância da aprendizagem cooperativa como filosofia educacional. Cuadernos de Educación y
Desarrollo, v. 14, n.8, p.33-47, 2022. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/554. Acesso em: 08 jul
2023.

CUSTÓDIO, Robson Pontes. O ensino de Filosofia por meio da aprendizagem cooperativa: uma experiência no ensino médio do IFCE Campus Caucaia - Ceará. 2021.
Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60373/3/2021_dis_rpcustodio.pdf. Acesso em: 08 jul.
2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52
ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, ROGER T.; SMITH, Karl A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades: qual é a evidência de que funciona? in Freed, Shirley.
Pensar, Dialogar e Aprender, 2000. Disponível em: https://www.andrews.edu/~freed/ppdfs/readings.pdf. Acesso: em 12 jun. 2020.

MOURA, Ana Célia Clementino; PORTELA, Aliny da Silva; LIMA, Alverbênia Maria Alves. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em
Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n.2, p.1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541/5198. Acesso: 2 jan. 2022.

SOUZA, Elisangela Voigt; SUHR, Inge. Aprendizagem Cooperativa: aproximações e distanciamentos em relação ao pensamento de Paulo Freire. Revista Metodologias e Aprendizado, v.5, p.158-167, 2022. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2735/2175. Acesso em: 08 jul. 2023.
Publicado
04/06/2024