DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DO FOCO NA APRENDIZAGEM SOB O VIÉS DA GESTÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Foco na Aprendizagem, Formação de professores, Acompanhamento pedagógico, Gestão Escolar

Resumo

O Foco na Aprendizagem representa uma novidade que veio fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas cearenses, tendo como um de seus pilares a formação docente. Nesse sentido, é importante discutir de que modo as escolas têm recebido a ideia, planejado e executado as ações provenientes dessa ferramenta de suporte aos professores e aos gestores. A partir dessa contextualização, este estudo busca analisar os desafios e as contribuições do acompanhamento pedagógico das ações do Foco, sob a perspectiva da Gestão Escolar, na EEEP Rita Matos Luna (Jucás/CE). Essa análise é fundamentada teoricamente em Nóvoa (2002) e Tardif (2014), no que diz respeito à Formação Docente, e em Lück (2009) e Vieira et al. (2020) sobre o papel pedagógico da Gestão Escolar. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa qualitativa, com objetivo explicativo e exploratório (Severino, 2014). Os resultados apontam que: i) o acompanhamento pedagógico realizado pela gestão é essencial para o desenvolvimento das ações na escola; ii) os principais desafios advêm da replicação das práticas em tempo hábil devido às demandas da rotina escolar. Reitera-se que o Foco na Aprendizagem contribui para a formação docente qualificada e reforça o senso de coletividade, na parceria entre gestão e professores, visando o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiuscia Mendes do Carmo, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN). Professora da Secretaria da Educação do Ceará, com atuação na EEEP Rita Matos Luna, Jucás-CE.

Mônika Alencar Rocha, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) - Universidade Tiradentes - Sergipe (UNIT-SE)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - Sergipe (PPGE/UNIT-SE). Professora da Secretaria da Educação do Ceará, com atuação na EEEP Rita Matos Luna, Jucás-CE.

Referências

ALEIXO, R. E. G. Ações formativas do programa Foco na Aprendizagem em matemática para a recomposição das aprendizagens. In: COSTA, E. A. S. et al (org.) Diálogos entre escola e universidade na formação continuada. Fortaleza: Imprece, 2022. p. 165-181. [recurso eletrônico]
ARRAIS, F. T. T; SILVA, M. L. G. Foco na aprendizagem: a formação de professores de língua portuguesa e os impactos na compreensão leitora dos alunos. Revista DoCEntes, v. 8, n. 23 (2023). Disponível em: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/920. Acesso em: 20 abril 2024.
BOCCIA, M.B.; DABUL, M. R. Competências necessárias à equipe gestora. In: BOCCIA, M. B. et al. (orgs.) Gestão escolar em destaque. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. p. 11-42.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 15 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 ago. 2023.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 17 ago. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz, 1996.
GONSALVES, J. P. Formação continuada de professores de matemática da educação básica: um estudo sobre a iniciativa foco na aprendizagem 2021. 95f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará), Fortaleza, 2022.
LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MARTINS FILHO, F. E. et al. Compartilhamento de práticas: parceria com o foco na aprendizagem. In: LOURENÇO, E. M. L. et al (org.) Vivências e práticas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional. Fortaleza: SEDUC, 2023. p. 106-110. [recurso eletrônico]
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa/Portugal: Educa, 2002.
SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 347-369, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/ptr6WM63xtBVpfvK9SxJ4DM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2023.
SEDUC/CE. Foco na aprendizagem. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/foco-na-aprendizagem-2/. Acesso em: 15 ago. 2023.
SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2014.
SOUSA, D. S. A experiência da integração da atuação da Agente de Gestão da Inovação Educacional (AGI) com a formação Foco na Aprendizagem na Crede 15. In: LOURENÇO, E. M. L. et al (org.) Vivências e práticas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional. Fortaleza: SEDUC, 2023. p. 120-128. [recurso eletrônico]
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.
VIEIRA, S. L. Estrutura e funcionamento da educação básica 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M.; NOGUEIRA, J. F. F. Gestão escolar no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020.
Publicado
27/08/2024