5 MINUTOS:
utilização das redes sociais como ferramenta para uma leitura diária, crítica e reflexiva
Palavras-chave:
Leitura. Redes Sociais. Relações Étnico-Raciais.Resumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido na Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara em Tarrafas-CE e se justifica pela necessidade de ações que motivem a leitura, usando a tecnologia como aliada. Nesse sentido, o objetivo geral é desenvolver e fortalecer o hábito da leitura diária, utilizando-se das redes sociais como ferramenta estratégica. Os objetivos específicos são: motivar os estudantes a realizarem leituras diárias; utilizar as redes sociais estrategicamente na motivação de uma leitura crítica; promover a leitura de textos que abordem temas relevantes como racismo e implementação da Lei 10.639/03; desenvolver a capacidade de leitura crítica dos alunos; propiciar momentos de interação nas redes sociais a partir da leitura; possibilitar o conhecimento de escritores e artistas locais, regionais e nacionais e incentivar os estudantes a divulgarem suas obras. Usamos pesquisas qualitativa e quantitativa, aplicação de questionários no início e no final de cada fase do projeto, postagens diárias de textos no Instagram e realização de semanas temáticas. A fundamentação teórica baseia-se em Almeida (2010), Santos; Oliveira; Melo (2021), Freire (2020), entre outros. Por fim, constata-se que os hábitos de leitura diária do público-alvo melhoraram, desenvolvendo uma conscientização antirracista e diálogos sobre relações étnico-raciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).