EXPLORANDO FUNÇÕES ORGÂNICAS

da representação em papel à identificação nos reagentes

  • Francisco Fabiano Araujo Escola estadual de Educação Profissional Júlio França
Palavras-chave: Funções orgânicas, Laboratório de ciências, Ensino de química

Resumo

O projeto “Explorando Funções Orgânicas: da representação em papel à identificação nos reagentes”. foi desenvolvido na EEEP. Júlio França, em Bela Cruz-CE, com o objetivo de desenvolver uma atividade prática no campo do ensino de Química que aborde a relação entre estruturas abstratas e cadeias carbônicas com substâncias do cotidiano. Para tanto, foi utilizado o laboratório de ciências como ambiente de aprendizado, modelos moleculares, reagentes orgânicos e inorgânicos, além de internet para auxiliar nas pesquisas. Ademais, a metodologia compreendeu pesquisa-ação, fundamentada na abordagem qualitativa. Efetivou-se divisão de grupos de alunos; escolha de reagentes orgânicos, no Laboratório de Ciências; utilização de modelos moleculares e folhas para desenhos; e pesquisas na internet, sobre propriedades físicas e químicas dos compostos. Assim, os educandos foram provocados a pensar sobre a aplicação dos compostos orgânicos, na prática, além de fazer uma relação entre visões macro e micro na interpretação dessas substâncias. Pode-se afirmar que essa atividade não apenas consolidou o conhecimento sobre as funções orgânicas, como também, evidenciou a relevância das propriedades físicas na caracterização das substâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27/08/2024