EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: arte como dispositivo de aproximação entre estudantes e seu território
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação que comunica a experiência vivida na eletiva³ de Educação Patrimonial, tendo a arte como dispositivo de aproximação entre os estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual e os patrimônios do seu território, na cidade litorânea de Camocim-CE. Apresenta as contribuições da eletiva dentro do processo formativo do Novo Ensino Médio de Tempo Integral. Para tanto, a pesquisa concentrou-se nos alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Deputado Murilo Aguiar (EEMTIDMA), possibilitando como resultado o reconhecimento do território e a identificação do seu próprio patrimônio. No processo de ensino-aprendizagem trabalhamos os conceitos básicos que giram em torno da ideia de museu e patrimônio e o olhar sensível evidenciado a partir da valorização da arte local e sua aplicação em sala de aula como forma de expressão. Os estudos artísticos são realizados com técnicas de artes básicas, dispondo de materiais simples e acessíveis que facilitam sua aplicabilidade em sala de aula.