EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: arte como dispositivo de aproximação entre estudantes e seu território

  • Gracineia Maria Rodrigues Cruz SEDUC CE
Palavras-chave: Educação Patrimonial., Território., Afeto., Arte Educação.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação que comunica a experiência vivida na eletiva³ de Educação Patrimonial, tendo a arte como dispositivo de aproximação entre os estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual e os patrimônios do seu território, na cidade litorânea de Camocim-CE. Apresenta as contribuições da eletiva dentro do processo formativo do Novo Ensino Médio de Tempo Integral. Para tanto, a pesquisa concentrou-se nos alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Deputado Murilo Aguiar (EEMTIDMA), possibilitando como resultado o reconhecimento do território e a identificação do seu próprio patrimônio. No processo de ensino-aprendizagem trabalhamos os conceitos básicos que giram em torno da ideia de museu e patrimônio e o olhar sensível evidenciado a partir da valorização da arte local e sua aplicação em sala de aula como forma de expressão. Os estudos artísticos são realizados com técnicas de artes básicas, dispondo de materiais simples e acessíveis que facilitam sua aplicabilidade em sala de aula.

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Biografia do Autor

Gracineia Maria Rodrigues Cruz, SEDUC CE

Professora, Pesquisadora e Artista Visual apaixonada por aquarela. Graduada em Licenciatura Plena em História (UESPI) e em Artes Visuais (UFPI), e Mestra em Arte, Patrimônio e Museologia (UFPI/UFDPar) e membro do Núcleo de Estudos em Cultura, Arte e seu Ensino na Contemporaneidade (CORE), vinculado ao departamento de Artes/DEA/CCE/UFPI. Servidora pública, na função de Arte-Educadora da EEMTI Deputado Murilo Aguiar - Camocim-CE.

Publicado
27/08/2024
Seção
Relato de experiência