PIBID E MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA: uma articulação possível e necessária
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2010 (Decreto 7.219/10)
e regulamentado no ano de 2013 (Portaria 096/13), é um dos mais importantes programas de incentivo e
formação de futuros docentes. O programa funciona como uma ação educativa e formativa para licenciandos
de diversas áreas, permitindo uma visão panorâmica da vida escolar e do processo de ensino-aprendizagem
como um todo. Uma das especificidades do PIBID é promover a formação do licenciando em um contato
mais próximo da escola, além da criação e execução de projetos, possibilitando uma experiência mais ampla
dos licenciandos na disciplina. O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), implementado em 2017, tem
como uma de suas exigências para o mestrando a elaboração de um trabalho de pesquisa que seja o resultado
de um processo planejado e efetivado no contexto da prática docente, uma forma de promover a resolução
de problemas através de um processo ativo. Este artigo visa pensar a possibilidade de articulação entre PIBID
e PROF-FILO como forma de otimizar ambas propostas a partir do primeiro possibilitando o licenciando a criar
projetos e iniciar a experiência de sua formação, de tal forma que estes sejam amadurecidos e reavaliados
de forma reflexiva no Mestrado Profissional. Nesse sentido, essa discussão tem, por fim, uma contribuição
para aprimorar estes projetos enfatizando a relevância do PIBID para uma melhor compreensão dos aspectos
específicos da construção do produto educacional, tal como se apresenta no Mestrado Profissional.pagar a
trajetória artísticas e estética de muitos personagens Surdos da história da humanidade
Downloads
Referências
BARRA, Eduardo Salles de Oliveira BARREIRA, Marcelo Martins. A intervenção como prática constitutiva do prof-filo.
In: Revista KALAGATOS Fortaleza, Vo.18, número 02, p. 140-156, 2021.
BRITO, Sueny N. S. A experiência do PIBID-Filosofia Caicó-RN na formação docente: impactos na construção de
metodologias para o ensino de filosofia (dissertação Mestrado). Caicó, PROFI-FILO - UERN, 2019.
CILENTO, A.; PEREIRA, M.; VELASCO, P. (Org.). II Encontro Nacional PIBID-Filosofia: memórias e reflexões. Porto
Alegre, RS: Editora Fi, 2017, p. 197, 2014.
DELEUZE, G. / GUATARI, F. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz, SP, Ed.34, 1997.
FREITAS, A.; PISANI, M. M. Reflexões acerca da natureza do mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO) a partir da
experiência com a disciplina “Laboratório de Ensino de Filosofia”. SOFIA, Vitória (ES), v. 6, n. 3, p. 47-68, jul./dez. 2017.
PROF-FILO. Regulamento Geral do PROF-FILO, 2019. Disponível em http://www.humanas.ufpr.br/portal/proffilo/trabalho-de-conclusao-e-certificacao/ Acesso em: 30/jun./2020.
_____. Trabalho de Conclusão e Certificação. Disponível em http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/trabalhode-conclusao-e-certificacao/ Acesso em: 30/jun./2020.
ROUSSEAU, J.J. Os devaneios do caminhante solitário. Tradução Julia da Rosa Simões, SP, L&PM, 2008.
SILVEIRA, R.T/GOTO, R. Filosofia no ensino médio. Temas, problemas e propostas. SP, Loyola, 2007.
VELASCO, Patrícia. O que é isto – o PROF-FILO? In: O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.76-107, jan-jun,
2019.