SIC-RED SJ: Sistema Integrado de Correção de Redação da EEMTI São José
Palavras-chave:
Sistema. Redação. Metodologias ativas. Conscientização.Resumo
Esse projeto consiste na criação e implantação de um Sistema Integrado de Correção de Redação próprio da EEMTI São José, que possibilite aos discentes uma preparação mais eficaz para a escrita do texto dissertativo-argumentativo, favorecendo o professor no processo de correção fiel e aproximado aos critérios do Enem, utilizando a internet como parceira no processo de aprendizagem e estendendo suas atividades até a comunidade. Pautado nos princípios das metodologias ativas, transitando entre o ensino híbrido e a sala de aula invertida, o SIC-RED SJ é utilizado como ferramenta complementar de estudo com fácil acesso, trazendo comentários e dicas dos professores sobre a redação para debate posterior. Ademais, consegue quebrar as barreiras enfrentadas pelas extensões de matrícula, promove a interdisciplinaridade e viabiliza debates acerca de temas importantes, com ênfase na educação antirracista. Fundamenta-se nos estudos de Abaurre (2012), Pereira (2020) e Rocha (2006), apoiando-se também na BNCC para traçar e atingir objetivos. Ações como Concursos de Redação (Fundamental e Médio), Projeto de Vida (NTPPS), SIC-RED SJ itinerante (sede, extensões e escolas da cidade Granja - CE) e aulões do ENEM foram basilares no alcance das metas. Hoje, o sistema conta com mais de 700 alunos cadastrados (matriculados na EEMTI São José ou na opção de treineiros), 15 professores, 59 escolas parceiras, podendo ser utilizado por qualquer disciplina que necessite de correção de textos. Como resultados, é possível elencar a grande adesão dos alunos ao uso do sistema e o aumento no desempenho na disciplina de redação. Além de tudo, o sistema tornou-se instrumento de conscientização para a quebra do racismo estrutural, tendo como parceiros a família e comunidade.
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