CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: desenvolvendo as dimensões da musicalidade por meio da pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada em aulas de música em uma escola pública em Caucaia/CE.
Resumo
Este relato de experiência analisa atividades musicais realizadas em aulas de música envolvendo alunos do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caucaia, Ceará. O objetivo é refletir sobre a didática empregada no processo pedagógico, seus resultados no ensino-aprendizagem e na realização musical, através da análise das dimensões da musicalidade, baseando-se na proposta pedagógica da Aprendizagem Musical Compartilhada. As estratégias didáticas apresentadas neste relato foram concebidas a partir do cancioneiro brasileiro, exercícios musicais elaborados pelo professor, obras artístico-musicais de diversas partes do
mundo e composições criadas durante as aulas, fruto da interação entre professor e alunos. Para elaboração deste relato de experiência, utilizei planos de aula, relatórios, registros audiovisuais e diálogos entre professor e alunos. Os resultados indicam que as dimensões da musicalidade abordadas ao longo da experiência manifestam-se na realização musical expressa vocal e corporalmente por cada aluno. A pedagogia da
Aprendizagem Musical Compartilhada é evidenciada pela ação sonora coletiva e pela segurança dos participantes, permitindo a manifestação acolhedora das diferenças, sugerindo a viabilidade de incorporar regularmente essas práticas no currículo. Tais práticas promovem o desenvolvimento das dimensões da musicalidade e contribuem para a formação dos sujeitos que podem se tornar conscientes de si mesmos e do
contexto social em que estão inseridos.
Downloads
Referências
Disponível em: https://doi.org/10.37118/ijdr.24051.02.2022 . Acesso em: 30 maio 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOULAHAN, Micheál; TACKA, Philip. Kodály today: a cognitive approach to elementary music education. 2. Ed. New York: Oxford University Press, 2015.
SOMBRA, Daniel do Nascimento. Educação musical soando na escola: transitando entre turno e contraturno numa escola de Caucaia/CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, 2018. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35010 >. Acesso em: 18 ago. 2020.
______, Trilhando os caminhos do ensino público de música em Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM. 11,. 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2012. p. 355-359. Disponível em:
< http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_XI_Encontro_Regional_nordeste_2012.pdf >. acesso em 01 jun. 2024.
______, As dimensões da musicalidade em uma aula de música em Caucaia/CE, In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 23, . 2017, Manuas. Disponível em: < http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2571/public/2571-9494-1-PB.pdf >. acesso em: 01 jun. 2024.
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.