ENSINO DE CANTO COLETIVO: Um relato sobre práticas humanizadoras e integradoras no contexto do ensino do Canto Popular

  • BÁRBARA MARIA PEREIRA LIMA
  • Francimayre de Sousa Sabóia
Palavras-chave: Canto coletivo, Socialização, Consciência corporal

Resumo

Este relato aborda a experiência que vivi como docente no minicurso de canto popular, do Projeto de extensão FazerArte, com enfoque para a metodologia nele empregada e para os resultados
obtidos. O referido minicurso, no qual, na qualidade de bolsista, atuei como instrutora, foi promovido pela Divisão de Cultura e Arte (atual Divisão de Bem-Estar) da Coordenadoria de
Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará e objetivava contribuir para o bem-estar psicossocial dos servidores e, também, era aberto à
participação de trabalhadores terceirizados e estudantes da instituição e da comunidade externa. As atividades aconteceram em dois locais diferentes, PICI e Benfica. O trabalho que desenvolvi, em
sala de aula, nasceu da minha busca por uma prática musical com ênfase para a sensibilidade, buscando abraçar o mundo sonoro dos participantes. Neste sentido, Hans-Joachim Koellreutter e R.
Murray Schafer foram autores importantes e suas reflexões, aliadas às propostas de Jean Piaget, me proporcionaram o suporte teórico inicial para a construção de um ambiente acolhedor, humanizado
e instigador do pensamento crítico, dentro do processo de ensino musical, tal como preconizado na pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iorio. Em busca de uma solidária formação humana e musical: aprendizagem musical compartilhada. International Journal of Development Research, v. 12, n. 2, p. 54105-54112, February, 2022.

BRITO, Teca Alencar de. Hans-joachim Koellreutter: músico e educador musical menor. Revista da Abem, v. 23, n. 35, 2015.

MATOS, Elvis de Azevedo. Ronda de Memórias: Aprendizagem Musical Compartilhada. 1. ed. Curitiba: CRV, 2024.

PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. O ensino superior e as licenciaturas em música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.

PIAGET, Jean. Para entender é Preciso Inventar. 1. ed. Estados Unidos: Grossman Publishers, 1973.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2011.

SILVINO, Izaíra. Ah, se eu tivesse asas. 1. ed. Fortaleza: Ed. Ce, 2007.
Publicado
13/08/2024