APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA E O ENSINO DO VIOLÃO NA LICENCIATURA EM MÚSICA: princípios e práticas
Resumo
A Aprendizagem Musical Compartilhada constitui-se como uma proposta pedagógica que tem se desenvolvido na última década a partir das pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, aos poucos, está amadurecendo como uma alternativa viável aos problemas que enfrentamos na contemporaneidade ao lidarmos com a aprendizagem musical no contexto brasileiro. Neste artigo, abordamos o conceito de Aprendizagem Musical Compartilhada a partir das principais publicações sobre o tema, com destaque especial para os princípios e o conceito de Aprendizagem Musical Compartilhada proposto por Oliveira (2017). Em seguida, apresentamos algumas práticas de ensino de música baseadas na Aprendizagem Musical Compartilhada no contexto do Curso de Licenciatura da UFC, Campus Sobral, a saber: Roda de Música; Roda de Improvisação; Ensinar a Estudar e Gerenciamento do Nervosismo de Palco. Concluímos, reconhecendo que o conceito de Aprendizagem Musical Compartilhada ainda carece do desenvolvimento de novas pesquisas, aprofundando os conceitos já delineados pela literatura disponível, ao mesmo tempo em que destacamos o potencial transformador da Aprendizagem Musical Compartilhada para a Educação Musical brasileira, especialmente, quando consideramos a realidade sociocultural e política que enfrentamos cotidianamente nas instituições de ensino do país.
Downloads
Referências
ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iorio. Harmonia para colorir: exemplo de aplicação da aprendizagem musical compartilhada na formação de professores. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.1, p. 4650-4667 jan. 2022a.
ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iorio. Em busca de uma solidária formação humana e musical: aprendizagem musical compartilhada. International Journal of Development Research. Vol. 12, Issue 02, p. 54105-54112. Fevereiro, 2022b.
ABREU, Yure Pereira de. Formação de Professores para a Escola de Educação Básica: Artes em Sociais Aprendizagens ou um Voo Coletivo. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2024.
BRASIL, Presidência da República. Lei 12.826. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30675616/do1-2013-06-06-lei-n-12-826-de-5-de-junho-de-2013-30675612. Acesso em: 30/04/2024.
BRASIL. Presidência da República. Lei 12.612. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm. Acesso em:30/04/2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
MATOS, Elvis de Azevedo. APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA: ÂMBITOS DE ENCONTRO NA CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA MUSICAL in NASCIMENTO, Marco Antônio Toledo. Ensino e aprendizagens musicais no mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana. Sobral: Sobral Gráfica e Editora, 2018.
MATOS, Elvis Azevedo. Ronda de memórias - Aprendizagem Musical Compartilhada: uma abordagem autobiográfica. Curitiba: CRV, 2024.
OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. Reflexões sobre a Didática do Violão na Licenciatura em Música com base na Aprendizagem Musical Compartilhada: princípios e práticas. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades Teresinha (PI), v. 5, n. 1, p. 01-15, e-ISSN: 2675-1496, 2023.
OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. A improvisação musical na iniciação coletiva ao violão. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2012.
OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. A Aprendizagem Musical Compartilhada e a Didática do Violão: uma pesquisa-ação na Licenciatura em Música da UFC em Sobral. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza, 2017.