APRENDIZAGEM MUSICAL E PRÁTICA DOCENTE: novas abordagens e desafios para a educação musical
Resumo
Este estudo visa refletir sobre a prática docente no ensino de instrumentos de sopro/madeira, à luz da teoria da Aprendizagem Musical Compartilhada. Partindo da inserção do autor no quadro docente de um curso de Licenciatura em Música, o artigo analisa as interações em sala de aula e a relação entre ensino e aprendizagem. Utilizando as reflexões de autores como Freire, Tardif e Bourdieu, destaca-se a importância da formação continuada e da reflexão crítica na prática docente. A Aprendizagem Musical Compartilhada é apresentada como uma metodologia que valoriza a interação social e a prática coletiva, contrapondo-se à educação bancária de Freire. A pesquisa ressalta a necessidade de se integrar teoria e prática, promovendo-se uma educação musical contextualizada e colaborativa, que reconheça as individualidades dos alunos. Sugere-se que futuras investigações explorem o impacto de diferentes abordagens pedagógicas e o uso da tecnologia na educação musical, ampliando a inclusão e participação dos estudantes. Este estudo contribui para a pesquisa na área, oferecendo novas perspectivas para a formação de professores e a prática educacional.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. J. G. A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno. Campinas. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v.28, n.4, 2011.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil. 2002.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2013.
CARVALHO, R. D.; UTUARI, S. (Org.). Formação de professores e estágios supervisionados: relatos, reflexões e percurso. São Paulo: Andross, 2006.
DEMO, P. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 2002.
DEWEY. J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LIMA. M. S. L. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 3.ed., Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2003.
MATOS, E. A. Ronda de memórias - Aprendizagem Musical Compartilhada: uma abordagem autobiográfica. Curitiba: CRV, 2024.
OLIVEIRA, Martha Khol de. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.
PARENTE, F. X. A música local na escola cearense: uma análise sobre as trajetórias de
formação docente. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em
Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
PARENTE, F. X. Aprendizagem Musical: uma análise com vistas a identificação de princípios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
PICONEZ. S. C. B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed.
Campinas: Papirus, 2012.
SKINNER, B. F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Editora Cultrix, 2011.
TARDIF, M. ; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humana. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.