DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA

  • NATANAEL MARTINS DE SOUSA
  • MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO
Palavras-chave: Aprendizagem Musical Compartilhada., Diálogos reflexivos., Formação humana.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com uma revisão integrativa de literatura, que tem como objetivo principal verificar o que tem sido discutido a respeito da Aprendizagem Musical Compartilhada no meio acadêmico. A realização desta pesquisa se justifica pela atual carência de materiais que apresentem e sintetizem os fundamentos teóricos dessa pedagogia, ainda em construção. Metodologicamente, este trabalho tem uma abordagem qualitativa, na qual foram utilizadas fontes diversas. As bases de dados utilizadas foram as seguintes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da Capes e Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará. Como resultado deste estudo, foi possível uma maior apropriação epistemológica da Aprendizagem Musical Compartilhada e a identificação de 10 produções que tratam dessa pedagogia no âmbito do ensino de instrumentos e de canto e na formação de professores. Esperamos que o presente trabalho contribua com a comunidade acadêmica, em especial, estudantes, professores e pesquisadores que desejam utilizar a pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada, ajudando-os na compreensão do tema e no desenvolvimento de suas práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; Aprendizagem musical compartilhada: uma revisão de literatura / Shared musical apprenticeship: a literature review. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, 2022.

ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iorio. Em busca de uma solidária formação humana e musical: Aprendizagem Musical Compartilhada. International Journal of Development Research, v. 12, 2022.

ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iorio. Harmonia para colorir: exemplo de aplicação da aprendizagem musical compartilhada na formação de professores / Coloring harmony: example of shared musical apprenticeship in teachers training. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 4650-4667, 2022. ISSN: 2525-8761.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Aprendizagem musical compartilhada: a prática coletiva dos instrumentos de sopros/madeiras no Curso de Música da UFCA. 2014. 350f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

BRANDÃO, Elves Souza. A utilização de tecnologias digitais em processos de aprendizagem de instrumentos musicais de cordas friccionadas. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

COLINVAUX, Dominique; LEITE, Luci Banks; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Psicologia do desenvolvimento: reflexões e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

COOPER, H. Scientific guidelines for conducting integrative research reviews. Review of Educational Research, v. 52, n. 2, p. 291-302, 1982.

COSTA, Paulo Sérgio Sousa. O soar dos tambores na escola: a música na valorização da cultura afrodescendente. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

FERNANDES, Patrick Mesquita. Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as práticas musicais compartilhadas do curso de música da UFC campus de Fortaleza. 117f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

FLAVELL, John Hurley; MILLER, Patricia H.; MILLER Scott A. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1999.

FONTES, Alice; FREIXO, Ondina. Vygotsky e a aprendizagem cooperativa. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

MATOS, Elvis de Azevedo. Ronda de Memórias – Aprendizagem Musical Compartilhada: uma abordagem autobiográfica. Curitiba: CRV, 2024. 162 p.

MATOS, Elvis de Azevedo. Um inventário luminoso ou um alumiário inventado: uma trajetória humana de musical formação. 2007. 300f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

MERRIAM, Alan Parkhurst. The Anthropology of Music. Evanston, US: Northwestern University Press, 1964.

MORAES, Maria Izaíra Silvino. Arte no Processo de Formação do Educador: Estratégias de aquisição e experiência da sensibilidade artística e de linguagem musical ou um passeio coletivo. 1993. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1993.

MORAIS, Alessandra de; BARBOSA, Laís Marques; BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael; MORAIS, Mariana Lopes de. Aprendizagem cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileira. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. O conceito de formação cultural (Bildung) em Hegel. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

OLIVEIRA, M. M. de. Reflexões sobre a didática do violão na licenciatura em música com base na aprendizagem musical compartilhada: princípios e práticas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-15, 2023.

OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. A aprendizagem musical compartilhada e a didática do violão: uma pesquisa-ação na licenciatura em música da UFC em Sobral (Ceará). 2017. 234f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. O ensino superior e as licenciaturas em música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.

PINHEIRO, Cicero Wagner Oliveira. Ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no Triângulo CRAJUBAR – CE. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

PRISMA. Welcome to the preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses (PRISMA) website! [S.l.]: PRISMA, 2020. Disponível em: http://prisma-statement.org/. Acesso em: 11 jun. 2024.

QUINN, Kimberly A.; MACRAE, C. Neil; BODENHAUSEN, Galen V. Social Cognition. In: NADEL, L. (Ed.). Encyclopedia of Cognitive Science. Novaa Jersey: John Wiley, 2006. https://doi.org/10.1002/0470018860.s00619. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/278307900_Social_Cognition. Acesso em: 1 jun. 2024.

RABSTEJNEK, Carl V. A brief review of self psychology. 2015. Disponível em: https://www.houd.info/SelfPsychologyReview.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.

RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Cognição Social e Teoria do Apego: Possíveis Articulações. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 2, p. 403-410, 2003.

REGO, Tereza C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SILVA, Antonio Izaias Luciano da. Aprendizagem compartilhada e simultânea de violão e de canto para jovens e adultos: uma proposta pedagógica. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

TOSTA, Cíntia Gomide. Vigotski e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Perspectivas em Psicologia, v. 16, n. 1, p. 57-67, jan./jun. 2012.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

XAVIER, Alessandra Silva; NUNES, Ana Ignez Belém Nunes. Psicologia do desenvolvimento. 4. ed. rev. e ampl. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Publicado
13/08/2024