RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE SOBRE A ONHB E A OCHE:
ensino de história e consciência histórica
Palavras-chave:
Práticas docentes. Ensino de História. Olimpíadas científicas. Consciência histórica.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência docente sobre minhas experiências na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e na Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), entre os anos de 2018 e 2023. O objetivo central desta pesquisa consiste em analisar em que medida as experiências como professora olímpica têm impactado minha prática docente e como essas olimpíadas têm contribuído para o ensino de história e para a promoção da consciência histórica. Fundamentado na perspectiva metodológica da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2022), esse trabalho propõe uma reflexão e uma ação diante das problemáticas identificadas, tais como a suposta falta de interesse os discentes sobre a matéria de história. A análise dos resultados revelou que projetos como a ONHB e a OCHE, que estimulam a investigação científica pelos estudantes e pelos discentes, promovendo práticas pedagógicas que contribuíram para o desenvolvimento da consciência histórica.
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