Experiência de ensino em história e cultura afro-indígena nas escolas da CREDE 15 - Inhamuns
Experiência de ensino em história e cultura afro-indígena nas escolas da CREDE 15 - Inhamuns
Palavras-chave:
História. Cultura Afro-indígena. Escolas.Resumo
Este artigo trata sobre o Projeto História e Cultura Afro-indígena dos Inhamuns desenvolvido pela CREDE 15 nas escolas de Ensino Médio sob sua jurisdição, a partir de uma formação realizada pela SEDUC-CE no ano de 2015. Neste sentido, o artigo apresenta as atividades realizadas com o desenvolvimento do projeto e traz a experiência exitosa de quatro(4) escolas que aderiram à proposta no âmbito de suas atividades pedagógicas. Trabalhar esse tema justifica-se na histórica trajetória de negação presente no imaginário social brasileiro no tocante à história e à cultura dos povos indígenas e africanos. O objetivo basilar do projeto desenvolvimento na CREDE 15 é difundir a temática nas escolas de modo que atividades pedagógicas contínuas aconteçam envolvendo a temática afro-indígena, superando a ideia de um trabalho pontual ou esporádico que não está contemplado na proposta curricular das escolas transversalmente. Para a difusão das ideias do projeto foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com membros das escolas estaduais (professores de áreas diversas), coordenadores, técnicos da CREDE e das secretarias municipais de educação dos cinco municípios que compõem a CREDE 15. Serão relatadas nesse artigo as ações ocorridas na CREDE 15 e nas escolas a partir do ano de 2016 até os dias atuais (melhorarei a partir dos dados do projeto e do referencial teórico).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).