Seminário Docentes - Dossiê
Palavras-chave:
Educação, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagem, EquidadeResumo
A Revista DoCEntes publiciza a cada ano uma seleção dos trabalhos – em forma de artigos científicos e relatos de experiências –, originalmente apresentados no Seminário DoCEntes nas modalidades de banner ou de comunicação oral. Estes, após passarem pelo processo de avaliação e discussão editorial, são configurados numa publicação em formato de dossiê.
Em 2023 o seminário centrou-se nas experiências docentes construídas como alternativas para a constituição de futuros mais equânimes para a educação, sobretudo aos mais vulneráveis e que têm no acesso à educação
pública a única alternativa para ajudar a diminuir as desigualdades. Os 20 anos da Lei n° 10.639/2003 motivou a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE) a eleger como tema condutor de sua prática pedagógica, para o Ano letivo de 2023, a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Neste sentido é que o encontro formativo trouxe por tema gerador Aprendizagem e equidade: contribuições dos saberes docentes, mobilizando interesses, discutindo práticas e favorecendo um amplo debate, o que certamente repercute na rede pública de ensino.
Deste modo, trazer à luz um novo dossiê temático do Seminário DoCEntes – nos formatos gráfico e eletrônico – permite a publicização do que está sendo apresentado no grande evento anual de formação e reflexão sobre as práticas e saberes dos professores no âmbito da Secretaria da Educação. Por sua vez a política editorial da Revista DoCEntes, ao publicizar as práticas reflexivas dos professores da Educação Básica – associando conhecimento à pesquisa produtiva, à leitura significativa do mundo e à escrita difusora das práticas e reflexões em rede –, fomenta e difunde os letramentos múltiplos e os fazem circular na interface entre as reflexões que partem do ambiente escolar e as necessárias inserções junto à sociedade. Sempre no sentido de transformá-la positivamente.
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