Comentários ao documentário “Entre armas e livros”:

ensino e aprendizagem histórica versus ideologias de direita

Autores

  • Gustavo Fardi Anzuategui UEPG

Palavras-chave:

revisionismo histórico. Educação crítica. História digital.

Resumo

O documentário "1964 — O Brasil entre armas e livros", da Brasil Paralelo, insere-se na Nova Direita brasileira e promove uma narrativa revisionista da ditadura militar, polarizando visões de "bem" e "mal". A análise de 900 comentários de usuários utilizando a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin e a netnografia de Robert V. Kozinets, revela uma forte adesão a essa narrativa, levantando preocupações sobre a formação da opinião pública e a legitimação de versões distorcidas da história. A pesquisa sugere que a educação histórica deve se adaptar a essas novas realidades, promovendo o pensamento crítico e a análise das fontes de informação. Além disso, destaca a necessidade de um diálogo entre historiadores e o público para desmistificar narrativas revisionistas e fortalecer a educação histórica, preparando os alunos para navegar em um ambiente informativo complexo e polarizado.

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Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.
FREIXO, A.; MACHADO, R. P. Brasil em transe: Bolsonarismo, Nova Direita e Democratização. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2019. 164p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=lang_pt&id=7tTBDwAAQBAJ&oi=fd&pg=PT4&dq=nova+direita&ots=e3cV8fLZft&sig=UyUufqvRt51pEhjWFcEBvq-W57c#v=onepage&q&f=true. Acesso em: 07 set. 2021.
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Publicado

13/05/2025

Como Citar

Comentários ao documentário “Entre armas e livros”:: ensino e aprendizagem histórica versus ideologias de direita. (2025). Revista Docentes, 10(35), 61-67. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1442