Comentários ao documentário “Entre armas e livros”:
ensino e aprendizagem histórica versus ideologias de direita
Palavras-chave:
revisionismo histórico. Educação crítica. História digital.Resumo
O documentário "1964 — O Brasil entre armas e livros", da Brasil Paralelo, insere-se na Nova Direita brasileira e promove uma narrativa revisionista da ditadura militar, polarizando visões de "bem" e "mal". A análise de 900 comentários de usuários utilizando a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin e a netnografia de Robert V. Kozinets, revela uma forte adesão a essa narrativa, levantando preocupações sobre a formação da opinião pública e a legitimação de versões distorcidas da história. A pesquisa sugere que a educação histórica deve se adaptar a essas novas realidades, promovendo o pensamento crítico e a análise das fontes de informação. Além disso, destaca a necessidade de um diálogo entre historiadores e o público para desmistificar narrativas revisionistas e fortalecer a educação histórica, preparando os alunos para navegar em um ambiente informativo complexo e polarizado.
Downloads
Referências
FREIXO, A.; MACHADO, R. P. Brasil em transe: Bolsonarismo, Nova Direita e Democratização. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2019. 164p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=lang_pt&id=7tTBDwAAQBAJ&oi=fd&pg=PT4&dq=nova+direita&ots=e3cV8fLZft&sig=UyUufqvRt51pEhjWFcEBvq-W57c#v=onepage&q&f=true. Acesso em: 07 set. 2021.
LANIER, J. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018. Disponível em: https://asdfiles.com/26eat~s. Acesso em: 18 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).