Ideias históricas de jovens alunos do ensino médio sobre assuntos de natureza política (Vitória da Conquista-BA).
Palavras-chave:
Ideias políticas. Democracia. Conhecimento histórico.Resumo
O presente texto apresenta uma análise dos dados relativos a algumas questões provenientes do questionário de pesquisa do Projeto Residente: observatório das relações entre jovens, história e a política na América Latina. Trata-se da mostra coletada na cidade de Vitória da Conquista-BA entre os meses de julho e agosto de 2019, por meio de um questionário semiestruturado disponibilizado na plataforma digital google forms, aplicado a 389 alunos/as matriculados/as nos 1º e 2º anos do ensino médio de cinco escolas, localizadas na referida cidade. Considerando o grau de interesse político dos/as jovens alunos/as que integraram a pesquisa, nosso objetivo foi verificar suas ideias históricas acerca de assuntos de natureza política, notadamente democracia, nas três dimensões temporais. Para tanto, tomamos como objeto de análise a questão 10 e estabelecemos a correlação entre ela e os itens 14.7 e 21.8, por entendemos que tal questão e os itens escolhidos nos permitem verificar essas ideias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).