REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DITADURA MILITAR NO BRASIL
UM ESTUDO COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino de História, Representações Sociais, Ditadura Militar no Brasil, Canção, Consciência HistóricaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2023, conduzida ao longo de quatro aulas, obtendo 119 respostas coletadas em três turmas do 3º ano do Ensino Médio - sendo duas da cidade de Ipiranga (PR) e uma de Ponta Grossa (PR); e que teve como objetivo analisar as mobilizações docentes através de canções para compreender a Ditadura Militar no Brasil e as representações desse período pelos estudantes. No âmbito teórico, a pesquisa se situa na Didática da História na perspectiva rüseniana (RÜSEN, 2015), ancorando-se nas categorias de Consciência Histórica, Cultura Histórica, Ensino de História e Representações Sociais. Metodologicamente, está situada como pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta questionários com questões de natureza qualitativa/quantitativa e a análise estatística descritiva como a técnica de análise de dados. Com efeito, este artigo concentra-se na seguinte questão: como os alunos representam a Ditadura Militar brasileira? Para responder a essa problemática, utilizamos resultados prévios, destacando as seguintes questões aplicadas aos estudantes: “Liste as 7 palavras que primeiro vierem à sua cabeça que tenham a ver com a ditadura militar brasileira (1964-1985)” e “Liste as 7 palavras que te faz compreender a ditadura militar brasileira (1964-1985)”. Por fim, foi possível observar no indicativo que os estudantes se mostraram interessados pelo uso didático da canção em sala de aula, consideraram que as canções acrescentaram novas informações sobre o período, considerarem importante estudar a temática da ditadura no tempo presente, mas não confiam totalmente nessa abordagem de ensino.
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