CARTAS FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA:

uma experiência de Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Autores

  • Ricardo de Moura Borges Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha

Palavras-chave:

Epicuro, Aristóteles, cartas filosóficas, amizade, felicidade

Resumo

O presente artigo visa discutir uma experiência filosófica feita em sala de aula com alunos do Ensino Médio, onde eles propuseram-se escrever cartas a partir de textos de filósofos antigos, a saber: Aristóteles que discute em seu livro Ética a Nicômaco a questão da verdadeira amizade, assim como Epicuro que em sua carta a Meneceu discute a questão da verdadeira felicidade. O contato com o texto dos filósofos proporcionou um estudo de leitura, interpretação e aprendizagem a partir de conceitos filosóficos, tais como eudaimonia, prazeres, amizade, justiça, morte, dentre outros, assim como, proporcionou aos alunos refletirem sobre a própria existência a partir do momento que foram instigados a escreverem cartas para seus colegas de sala. Assim, a filosofia não ficou estática em sua história mas ganhou vivacidade a partir do momento que os alunos colocaram a mão na massa, ao produzirem as cartas filosóficas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, M. O uso de inteligência artificial para a geração automatizada de textos acadêmicos: Plágio ou meta-autoria? Logeion: Filosofia da Informação, v. 3, n 1, 2016, p. 89-107. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21728/logeion.2016v3n1.p89-107.Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3012. Acesso em: 09 out. 2024.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Gama Kury. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1998

CUNHA, J. A. (org) Filosofia para criança: orientação pedagógica para educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Editora Alínea, 2008.

Epicuro. Carta a Meneceu. (Álvaro Lorencini, Enzo Del Carratore). São Paulo:

UNESP, 1997.

GASPARIN, J. L. Uma Didática Para a Pedagogia Histórico-Crítica: 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados. 2013.

LARA, Renata de Oliveira. A Amizade na ética a Nicômaco, 2009, 92p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) UECE. Fortaleza: 2009.

MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

ORTEGA, Francisco. Genealogias da amizade. São Paulo:Editora Iluminuras Ltda, 2002.

RICKEN, Friedo. O bem viver em comunidade: a vida boa segundo Platão e Aristóteles.Trad.Inês Antônia Lohbauer.São Paulo: Edições Loyola, 2008

TAGNIN, F. Computação 1 a 1: o desafio de guiar os nativos digitais. Blog de Educação digital da Intel. Disponível em: http://blogs.intel.com/educacaodigital/2008/07/computacao_1_a_1_o_desafio_de_guiar_os_nativos_digitais.php Acessado em out. 2024.

Publicado

14/04/2025

Como Citar

CARTAS FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA:: uma experiência de Ensino de Filosofia no Ensino Médio. (2025). Revista Docentes, 10(34), 13-22. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1470