Resiliência de professores(as):
ensaio sobre processo formativo na microrregião do Cariri Cearense em participação de programa nacional de formação continuada
Palavras-chave:
professora, formação, continuadaResumo
O ensino médio tem sua problemática histórica e a reflexão sobre o norteamento e métodos empregados nessa modalidade se faz necessária com ninguém melhor que professores e professoras que estão em sala de aula. Identificar e analisar a forma como alguns professores e professoras receberam e lidaram com um novo programa educacional é o escopo desse trabalho. Os relatos de alguns fatores aqui descritos vêm subsidiar a formação de professores e professoras com experiência. Trata-se de um ensaio científico que objetiva analisar situações significativas vivenciadas em 5 momentos formativos presenciais, cada um de 16h em Crato-CE para professores responsáveis por implantar o programa para aos colegas de escola distribuídos por 12 municípios. Momentos de expectativa & execução no que diz respeito a que material usar e qual método seguir, demonstraram limitação e despreparo em lidar com o novo associado a intolerância de discutir determinados temas; angustias & incertezas como resistências ao programa a nível regional e a falta de apoio pelos professores das universidade as demandas postas pelos docentes das escolas foram relatadas; imprevistos & inovações como limitações físicas e operacionais assim como sua superação foram constatadas demonstrando necessário investimento para transpassar as dificuldades de diálogos inerentes ao “status quo” do processo ensino/aprendizagem. Apesar de tudo a maioria dos professores e professoras se dedicaram para aproveitar os momentos de socialização dos conhecimentos. De forma geral os professores e professoras se encontram abertos a discussões de novos aprendizados ansiando apenas por apoio concreto desse novo mundo em constante reconstrução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).