Resiliência de professores(as):
ensaio sobre processo formativo na microrregião do Cariri Cearense em participação de programa nacional de formação continuada
Resumo
O ensino médio tem sua problemática histórica e a reflexão sobre o norteamento e métodos empregados nessa modalidade se faz necessária com ninguém melhor que professores e professoras que estão em sala de aula. Identificar e analisar a forma como alguns professores e professoras receberam e lidaram com um novo programa educacional é o escopo desse trabalho. Os relatos de alguns fatores aqui descritos vêm subsidiar a formação de professores e professoras com experiência. Trata-se de um ensaio científico que objetiva analisar situações significativas vivenciadas em 5 momentos formativos presenciais, cada um de 16h em Crato-CE para professores responsáveis por implantar o programa para aos colegas de escola distribuídos por 12 municípios. Momentos de expectativa & execução no que diz respeito a que material usar e qual método seguir, demonstraram limitação e despreparo em lidar com o novo associado a intolerância de discutir determinados temas; angustias & incertezas como resistências ao programa a nível regional e a falta de apoio pelos professores das universidade as demandas postas pelos docentes das escolas foram relatadas; imprevistos & inovações como limitações físicas e operacionais assim como sua superação foram constatadas demonstrando necessário investimento para transpassar as dificuldades de diálogos inerentes ao “status quo” do processo ensino/aprendizagem. Apesar de tudo a maioria dos professores e professoras se dedicaram para aproveitar os momentos de socialização dos conhecimentos. De forma geral os professores e professoras se encontram abertos a discussões de novos aprendizados ansiando apenas por apoio concreto desse novo mundo em constante reconstrução.