Resiliência de professores(as):

ensaio sobre processo formativo na microrregião do Cariri Cearense em participação de programa nacional de formação continuada

  • ALEXCIAN RODRIGUES DE OLIVEIRA SEDUCCE
Palavras-chave: professora, formação, continuada

Resumo

O ensino médio tem sua problemática histórica e a reflexão sobre o norteamento e métodos empregados nessa modalidade se faz necessária com ninguém melhor que professores e professoras que estão em sala de aula. Identificar e analisar a forma como alguns professores e professoras receberam e lidaram com um novo programa educacional é o escopo desse trabalho. Os relatos de alguns fatores aqui descritos vêm subsidiar a formação de professores e professoras com experiência. Trata-se de um ensaio científico que objetiva analisar situações significativas vivenciadas em 5 momentos formativos presenciais, cada um de 16h em Crato-CE para professores responsáveis por implantar o programa para aos colegas de escola distribuídos por 12 municípios. Momentos de expectativa & execução no que diz respeito a que material usar e qual método seguir, demonstraram limitação e despreparo em lidar com o novo associado a intolerância de discutir determinados temas; angustias & incertezas como resistências ao programa a nível regional e a falta de apoio pelos professores das universidade as demandas postas pelos docentes das escolas foram relatadas; imprevistos & inovações como limitações físicas e operacionais assim como sua superação foram constatadas demonstrando necessário investimento para transpassar as dificuldades de diálogos inerentes ao “status quo” do processo ensino/aprendizagem. Apesar de tudo a maioria dos professores e professoras se dedicaram para aproveitar os momentos de socialização dos conhecimentos. De forma geral os professores e professoras se encontram abertos a discussões de novos aprendizados ansiando apenas por apoio concreto desse novo mundo em constante reconstrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALEXCIAN RODRIGUES DE OLIVEIRA, SEDUCCE

Professor concursado do Estado do Ceará no ensino médio, ação como professor visitante em faculdades particulares do Cariri Cearense e partícipe de trabalhos científicos diversos.

Publicado
12/08/2019