O USO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ELETROQUÍMICA NA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O referido trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado em ensino de Química aplicado em uma escola pública de ensino regular do Estado do Ceará e defendido na Universidade Federal do Ceará. O mesmo nasceu da necessidade de se resolver três grandes problemas encontrado pelo professor no chão da sala de aula, que são: o problema da falta de material, manutenção dos laboratórios de ciências e o problema da dificuldade de aprendizado na área da Físico-Química.
Trata-se então de um projeto de metodologia aliado ao uso de objetos virtuais de simulação com o viés da aprendizagem colaborativa. Tais ações ancoram-se nas teorias de Ausubel (Aprendizagem significativa), Valente e Almeida (O uso pedagógico do computador), Ribeiro e Valente (Integração das TIC e práticas científicas para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem).
Uma das contribuições que espera-se com a publicação deste artigo é o de compartilhar experiências, metodologias e práticas inovadoras com nossos nobres colegas, irmãos de sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).