OS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA E SUA ATUAÇÃO PARA O ALCANCE DE INDICADORES EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

IDEB. Avaliações em larga escala. Prova SAEB

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como os docentes de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio têm atuado para o alcance de indicadores educacionais, em uma escola pública estadual do município de Teotônio Vilela/AL, partindo da seguinte problemática: de que forma os professores de Língua Portuguesa têm atuado para alcançar indicadores educacionais como exigência e padrão de qualidade do ensino nas políticas educacionais? A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica dos estudos de Afonso (2009; 2012), Dourado e Oliveira (2009), Oliveira (2020), Saul (2015) e Sousa (2014). Realizou-se, também, um estudo de caso em uma escola pública estadual que atende ao Ensino Médio, com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizando a aplicação de questionário semiestruturado a dois professores de Língua Portuguesa que lecionam nas turmas do 3° ano do Ensino Médio e que foram avaliados pela Prova SAEB no ano de 2023. Os indicadores educacionais têm sido indutores de políticas, culminando com o estabelecimento de metas, estimulando a competitividade e responsabilizando os docentes pelos resultados nas avaliações em larga escala, em especial, os de Língua Portuguesa e Matemática. Sendo assim, observamos a partir da análise dos dados da pesquisa, uma crítica a uma qualidade da educação mensurável, além da pressão, cansaço, responsabilização por resultados e prestação de contas do seu trabalho de acordo com os desempenhos dos estudantes nas avaliações externas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Severina Moraes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

    Graduada em Letras Português (UNEAL). Professora da Secretaria Municipal de Campo Alegre (SEDUC-AL). 

  • Karla de Oliveira Santos , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus IV.

Referências

AFONSO, Almeida Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr-jun. 2012. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 1 de março de 2024.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/. Acesso em: 12 de mai. 2024.

FERREIRA, Viviane Maria da Silva; SILVA, Givanildo. A política de responsabilização educacional para os profissionais do ensino. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 30, 2023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4407. Acesso em: 19 de ago. 2023.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Brasília: INEP, 2021.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Da promessa de futuro à suspensão do presente: a teoria do capital humano e o Pisa na educação brasileira. 1 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.

SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1299-1311, dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep//3nMScNcgg4HFXrrMTTTsGtc/. Acesso em: 15 de fev. 2024.

SOUSA, Sandra Zákia. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/vBHXjvFnW6gk6DWpJZzTzNJ/. Acesso em: 29 de jul. 2024.

Downloads

Publicado

09/12/2025

Como Citar

OS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA E SUA ATUAÇÃO PARA O ALCANCE DE INDICADORES EDUCACIONAIS. (2025). Revista Docentes, 10(40), 33-41. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1625