OS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA E SUA ATUAÇÃO PARA O ALCANCE DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
IDEB. Avaliações em larga escala. Prova SAEBResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar como os docentes de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio têm atuado para o alcance de indicadores educacionais, em uma escola pública estadual do município de Teotônio Vilela/AL, partindo da seguinte problemática: de que forma os professores de Língua Portuguesa têm atuado para alcançar indicadores educacionais como exigência e padrão de qualidade do ensino nas políticas educacionais? A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica dos estudos de Afonso (2009; 2012), Dourado e Oliveira (2009), Oliveira (2020), Saul (2015) e Sousa (2014). Realizou-se, também, um estudo de caso em uma escola pública estadual que atende ao Ensino Médio, com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizando a aplicação de questionário semiestruturado a dois professores de Língua Portuguesa que lecionam nas turmas do 3° ano do Ensino Médio e que foram avaliados pela Prova SAEB no ano de 2023. Os indicadores educacionais têm sido indutores de políticas, culminando com o estabelecimento de metas, estimulando a competitividade e responsabilizando os docentes pelos resultados nas avaliações em larga escala, em especial, os de Língua Portuguesa e Matemática. Sendo assim, observamos a partir da análise dos dados da pesquisa, uma crítica a uma qualidade da educação mensurável, além da pressão, cansaço, responsabilização por resultados e prestação de contas do seu trabalho de acordo com os desempenhos dos estudantes nas avaliações externas.
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