Educar pela pesquisa
Relato de uma experiência
Resumo
O presente trabalho descreve às ações executadas no Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da EEM São Francisco da Cruz durante o ano de 2018 e traz uma reflexão sobre essas vivências. Tem como objetivo explicitar as vantagens, em meio às dificuldades, do educar pela pesquisa. Inicialmente, fazemos uma abordagem introdutória sobre as Ciências, o Laboratório Educacional de Ciências e sua importância na escola. A seguir, temos a exposição detalhada da metodologia utilizada para o desenvolvimento das ações planejadas, organizadas e executadas pelas professoras do LEC durante o ano letivo de 2018. O desenvolvimento aborda a iniciação científica, os projetos científicos e as aulas práticas no laboratório de ciências, numa perspectiva de despertar o interesse do educando pela pesquisa e de consolidar os conhecimentos teóricos através das aulas práticas experimentais. Para concluir, mostramos as dificuldades enfrentadas para que as ações fossem realizadas com êxito e os resultados obtidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).