O PAPEL DA COORDENAÇÃO ESCOLAR NA ARTICULAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO E PROTEÇÃO DAS MULHERES NA ESCOLA GUSTAVO BARROSO, JAGUARIBE-CE

Autores

Palavras-chave:

Coordenação Escolar, Mediação, Articulação, Formação, Resultados.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como a mediação e a articulação da coordenação escolar favoreceram as diversas ações formativas empreendidas na Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso, em Jaguaribe-CE, especialmente no que tange ao trabalho com temáticas específicas, como a equidade de gênero e proteção das mulheres. Para tanto, seguiu uma abordagem qualitativa e desenvolveu-se em forma de um estudo de caso etnográfico, ancorado nos trabalhos de André (1995) e Minayo (2002), com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevistas. A investigação contou com a participação de dezesseis professores e um coordenador escolar e ocorreu durante as reuniões pedagógicas da instituição de ensino. As informações obtidas na etapa da coleta de dados foram analisadas a partir da análise do conteúdo de Bardin (2011). Os achados da pesquisa revelam que a coordenação escolar assume uma importante função de liderança no ambiente escolar e que a maioria das ações da escola passam necessariamente pela sua mediação e articulação. Quando o coordenador assimila a proposta formativa, a insere em sua prática e acompanha a aplicação junto aos professores, os resultados são bem sucedidos, foi o que sucedeu com a temática da equidade de gênero na escola observada.

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Biografia do Autor

  • Cleomar Maciel de Araújo Vieira, EEM Gustavo Barroso

    Licenciado em Matemática, pelo Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Matemática e Física, pela Faculdade Juazeiro do Norte (FJN), em Gestão Escolar com ênfase na Coordenação Pedagógica, pela Faculdade Kurios (FAK), e em Educação a Distância: fundamentos e ferramentas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor efetivo da disciplina de matemática no Estado do Ceará, lotado na Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso-Jaguaribe-CE.

  • José Fagner da Silva

    Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Diretor Escolar na EEM Gustavo Barroso, Jaguaribe-CE.

Referências

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Publicado

25/09/2025

Como Citar

O PAPEL DA COORDENAÇÃO ESCOLAR NA ARTICULAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO E PROTEÇÃO DAS MULHERES NA ESCOLA GUSTAVO BARROSO, JAGUARIBE-CE. (2025). Revista Docentes, 10(38), 29-39. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1703