O PAPEL DA COORDENAÇÃO ESCOLAR NA ARTICULAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO E PROTEÇÃO DAS MULHERES NA ESCOLA GUSTAVO BARROSO, JAGUARIBE-CE
Palavras-chave:
Coordenação Escolar, Mediação, Articulação, Formação, Resultados.Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como a mediação e a articulação da coordenação escolar favoreceram as diversas ações formativas empreendidas na Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso, em Jaguaribe-CE, especialmente no que tange ao trabalho com temáticas específicas, como a equidade de gênero e proteção das mulheres. Para tanto, seguiu uma abordagem qualitativa e desenvolveu-se em forma de um estudo de caso etnográfico, ancorado nos trabalhos de André (1995) e Minayo (2002), com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevistas. A investigação contou com a participação de dezesseis professores e um coordenador escolar e ocorreu durante as reuniões pedagógicas da instituição de ensino. As informações obtidas na etapa da coleta de dados foram analisadas a partir da análise do conteúdo de Bardin (2011). Os achados da pesquisa revelam que a coordenação escolar assume uma importante função de liderança no ambiente escolar e que a maioria das ações da escola passam necessariamente pela sua mediação e articulação. Quando o coordenador assimila a proposta formativa, a insere em sua prática e acompanha a aplicação junto aos professores, os resultados são bem sucedidos, foi o que sucedeu com a temática da equidade de gênero na escola observada.
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