UM OLHAR SOBRE OS AGROTÓXICOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA COMUNIDADE DE SANTA FELÍCIA, ACOPIARA-CE
Resumo
Agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura, com o objetivo de combater pragas e organismos patógenos que possam comprometer a produção agrícola. Eles têm se difundido na agricultura, principalmente, nos últimos 30 anos. No entanto, o uso indiscriminado de agrotóxicos tem resultado em intoxicações, em diferentes graus, de agricultores e de consumidores, tornando-se um problema de saúde pública. Estabeleceu-se como área de estudo a comunidade Santa Felícia, localizada na zona rural do Município de Acopiara-CE. A pesquisa foi realizada com 35 agricultores. O trabalho teve o intuito de trazer reflexões para a sociedade a partir das percepções e dos estudos traçados junto aos agricultores da comunidade Santa Felícia, quanto as consequências do uso dos agrotóxicos, sua ação modificadora para o meio ambiente e a saúde humana. Diante do exposto, esperamos que, a partir desse estudo, outras investigações surjam com foco nessa temática, objetivando fomentar reflexões, ações, mudanças de posturas frente as questões dos riscos do uso dos agrotóxicos e que mais ações educativas sejam (re) pensadas e disseminadas a população.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Defensivos Agrícolas. Riscos. Saberes
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).