Dossiê “Consciência e cultura históricas na América Latina”

Autores

  • Prof. Dr. Augusto Ridson de Araújo Miranda Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) https://orcid.org/0000-0002-2049-9991
  • Prof. Dr Luis Fernando Cerri
  • Profa. Dra. Janaína de Paula do Espírito Santo

Palavras-chave:

consciência, história, cultura

Resumo

A Revista DoCEntes, tecnologia de divulgação e promoção de letramento científico e desenvolvimento profissional docente da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (GEDHI-UEPG), produziu um dossiê especial que demonstra a capilaridade, a preocupação social com o ensino (de História) na Educação Básica e a abrangência de diálogos entre a SEDUC-CE e os espaços formativos de professores, contendo artigos de docentes da rede básica cearense, de docentes da rede básica e do Ensino Superior de variados estados do Brasil (do Nordeste, Centro-Oeste e da região Sul), e de docentes de História da Argentina e do México, bem como uma entrevista especial com o professor E. Wayne Ross, da University of British Columbia (Canadá). O dossiê apresenta, neste sentido, artigos e resenhas escritas em português e espanhol, bem como uma entrevista traduzida para o português pelo Prof. Dr. Luis Fernando Cerri.
Neste sentido, o número 34 da revista traz a contribuição de distintas abordagens metodológicas acerca de duas categorias caras ao campo de estudos do Ensino de História e, com efeito, à Didática da História em perspectiva alemã, a saber, a consciência histórica – que segundo um dos autores de referência para estes estudos, Jörn Rüsen, se trata de uma constante universal antropológica, sobre a soma de operações mentais (experiência, interpretação, orientação, motivação e mobilização) atreladas à percepção da passagem temporal – e que é dialeticamente articulada com a cultura histórica, isto é, uma partilha coletiva das relações e saberes acerca da passagem temporal, permeados pelas diversas dimensões da cultura historicamente situada (política, moral, estética, cognitiva, religiosa, étnica, racial, gênero, sexualidade etc.).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Prof. Dr. Augusto Ridson de Araújo Miranda, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

    Doutor e Mestre em Educação (UECE); especialista em Metodologias do Ensino de História (UECE); licenciado em História (UFC) e em Pedagogia (FAEL). Diretor da Associação Brasileira de Ensino de História, membro da comissão editorial da revista História Hoje, dos periódicos SEDUC-CE  e membro da equipe editorial dos periódicos SEDUC-CE

Downloads

Publicado

13/05/2025

Como Citar

Dossiê “Consciência e cultura históricas na América Latina”. (2025). Revista Docentes, 10(35), 13-16. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1772