SER-TER-INVESTIR
por que devo estudar finanças, tributos e empreendedorismo?
Resumo
Discussões sobre Educação Financeira e Empreendedorismo, em geral, não atingem os níveis sociais menos favorecidos, assim como não possuem uma abordagem mais aprofundada na escola pública de Educação Básica. A ausência destas informações pode contribuir com o crescimento constante dos índices de exclusão social e econômico, bem como com o endividamento expressivo da população brasileira de menor poder de compra. Com o intuito de minimizar esta lacuna, o presente relato de experiência visa apresentar e analisar o Projeto SER – TER – INVESTIR, que fomenta nas escolas públicas estaduais EEMTI Walter de Sá Cavalcante e EEMF São José, um treinamento gratuito sobre Educação Financeira, Fiscal e Empreendedorismo ministrado por docente especializado em Finanças e Investimentos, que ministram o itinerário formativo das eletivas. Paralelamente às disciplinas eletivas há uma turma aberta às comunidades atendidas por estas escolas onde serão trabalhados os mesmos conteúdos.
Downloads
Referências
ASSIS, Marisa. O Mundo do Trabalho. Rio de Janeiro. [s.n].1999.
IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo: da Morte de Vargas aos Nossos Dias. Contexto: São Paulo, 2015.
FLORES, Silvia A. Interconexões Entre Finanças Comportamentais e Análise de Redes Sociais: uma Investigação na Literatura Internacional. Revista Hispana. Espanha, 2017.
OLIVIERI, Maria. Educação Financeira. ENIAC Pesquisa. Guarulhos, 2013.
Organization for Economic Cooperation and Development [ocde]. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. París. 2005.
SOUZA, José et all As Origens da Pequena Empresa no Brasil. Revista da Micro e Pequena Empresa. Campo Limpo Paulista, 2007.
TAVARES, Maria da Conceição. Império, Território e Dinheiro. Vozes: Petrópolis, 1999.