DO INTUITIVO AO FORMAL
a ideia de equivalência de frações como princípio fundante no ensino de matemática na educação básica
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Equivalência de Frações, Relato de Experiência, Proporcionalidade, OPMATResumo
Este trabalho objetiva demonstrar que a ideia de equivalência em matemática é um princípio fundante que se estende por diversos saberes dentro da educação básica, de forma a se produzir uma aprendizagem mais significativa. Sendo um relato de experiência vivenciada por uma equipe de professores de matemática na 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática (OPMAT), organizada pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). O foco da análise recai sobre a fase final da competição, em que os participantes foram desafiados a apresentar a resolução de uma situação-problema envolvendo a equivalência de frações e a explicação das propriedades da proporcionalidade, acompanhadas de propostas pedagógicas para o ensino do tema no ensino médio. O relato ancora-se na perspectiva de que a matemática deve ser ensinada de forma significativa, priorizando métodos intuitivos de resolução de problemas em detrimento da aplicação mecânica de fórmulas. A metodologia do estudo caracteriza-se como relato de experiência, desenvolvido no contexto da competição e fundamentado em recursos didáticos como o software GeoGebra e o simulador PhET, que potencializaram a visualização e a compreensão conceitual. A análise da experiência evidencia a relevância da equivalência de frações como princípio fundante de diversos conteúdos matemáticos da educação básica e reforça a importância de práticas pedagógicas que valorizem a compreensão conceitual, o uso de tecnologias e a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. Porto Alegre: Evangraf, p. 12-28, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021.
IEZZI, Gelson. Fundamentos da matemática elementar, 11: matemática comercial, matemática financeira, estatística descritiva. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013
MACIEL, Adriana Madruga. A utilização do software “GeoGebra” como facilitador de aprendizagem no conteúdo de soma e equivalência de frações. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto de Matemática, Física e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: < https://imef.furg.br/images/documentos/matematica-licenciatura/monografias/2020-Adriana_Madruga_Maciel.pdf> Acesso em: 26. Ago. 2025
MARTINHO, Gesiel Alisson. O ensino de equivalência de frações para compreensão das operações de adição e subtração. 2020. 278 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
MIRANDA, Natali de Jesus Ferreira de. O ensino de adição e subtração de fração por meio de atividades experimentais. 2023. 278 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://propesp.uepa.br/ppgem/wp-content/uploads/2025/02/Dissertacao-NATALI-DE-JESUS-FERREIRA-DE-MIRANDA-com-as-revisoes-apos-defesa_103055-1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2025.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
.
SEDUC (Secretaria da Educação do Estado do Ceará). Documento Curricular Referencial do Ceará: ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2021.
SILVA, Emanuel Santos da; ROSINKE, Patrícia; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues. O ensino de frações no 6º ano mediado pela plataforma Phet. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 5, p. e2022004, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022004. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/138. Acesso em: 26 ago. 2025.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, J. Evolução das relações entre a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Didática da Matemática. Editora: Instituto Paiget. Lisboa, 1996
WROBEL, Julia Schaetzle; KILL, Tercio Girelli. Classes de Equivalência: uma abordagem moderna para o ensino de frações. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).