SUSTENTABILIDADE E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA ESCOLA VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS EM VILA SERRAGEM, OCARA-CEARÁ
Resumo
Este ensaio tem como fim abonar os principais “projetos, ações e estratégias de sustentabilidade e letramento científico na Escola Vereador José Pires de Freitas em Vila Serragem, Ocara-Ceará”. O trabalho em evidência foi produzido com a colaboração e participação dos alunos do Ensino Fundamental II membros da Comissão COM-VIDA/Agenda 21 e Projeto PIpC. Assim, o método vislumbrado foi o fenomenológico-hermenêutico que consiste no reconhecimento das categorias professor-aluno como peremptório no processo de construção do conhecimento. Assim, o referencial teórico utilizado na constituição desse ensaio foi o bibliográfico com o auxílio da abordagem empírica. Como resultado do trabalho fica em destaque a apresentação das práticas educativas de sustentabilidade e letramento científico na Escola em alusão. Essas práticas representam um indispensável recurso metodológico de formação e construção do conhecimento no campo da sustentabilidade e do letramento científico na Escola de Ensino Fundamental Vereador José Pires de Freitas.
Downloads
Referências
AGENDA 21 - Global. Disponível em:
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: o antigo e o novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. 6. ed. – São Paulo: Geográfica editora, 2005.
BOCHENSKI, Jozéf Maria. A fenomenologia de Edmund Husserl. Tradução: Antônio Pinto de Carvalho. In: A filosofia contemporânea ocidental. Herder, 1968.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Formando Com-Vida, Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na Escola/ Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente.- Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2004.
BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. [ONGs (2019)]. Organizações Não Governamentais. Disponível em:
BRASIL. [IBAMA (2019)]. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em:
CASTRO, M. E. B. Entrevista por Maria Eduarda Batista Castro a Lisimére Cordeiro do Vale Xavier. OCARA-CE, 12 ago. 2019.
DEWEY, John. Experiência e educação/ John Dewey; tradução de Renata Gaspar.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeio: Paz e Terra. 2009.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006. Proceedings online. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em:
GUIMARÃES, Célia M.; MARIN, Fátima A. D. O. Projeto pedagógico: considerações necessárias à sua construção. Nuances: Revista do Curso de Pedagogia, Presidente Prudente, n. 4, p. 35-47, 1998.
GUIA DE COMPOSTAGEM. Coordenação Geral de Tarcísio de Paula Pinto, Supervisão Técnica de Luis Anibal Sepulveda Villada, Cola¬boração de Piero Pucci Falgetano, Philippe Thibault, Helena Leite, Rafael Guiti Hindi, Wanderley Macedo dos Anjos. Brasília: WWF-Brasil, 2015. Disponível em: https://www.google.com. Acesso em: 12 de Maio, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
OCARA. [A21 (2013)]. Agenda 21 - Vila Serragem: Escola de Ensino Fundamental Vereador José Pires de Freitas, 2013.
OCARA. [PPP (2018)]. Projeto Político Pedagógico. Vila Serragem: Escola de Ensino Fundamental Vereador José Pires de Freitas, 2018.
OCARA. [PIpC (2019)]. Projeto Iniciação à Produção Científica. Vila Serragem: Escola de Ensino Fundamental Vereador José Pires de Freitas, 2019.
OCARA. [PM (2019)]. Projeto Mandala. Comunidade de Fouveira, 2019. Disponível em: https://www.ematerce.ce.gov.br/2019/03/13/ocara-produtores-diversificam-producao-com-piscicultura/. Acesso em: 29 de Jun. 2019.