A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resumo
Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as indagações aderidas mediante a vivência em um estágio supervisionado de educação infantil, com uma turma de maternal II. Buscou-se responder as seguintes questões: A primeira infância enquanto etapa de vida apresenta características de aprendizagem específicas e únicas? Como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem das crianças? Objetivou-se com este estagio auxiliar na formação da acadêmica, mediante a prática e fazer com que a mesma pudesse compreender mediante observação e ação como ocorre o processo de aprendizagem das crianças e a importância do lúdico como ferramenta pedagógica. Como metodologia foi utilizado a observação participante, onde a estagiaria interagia juntamente com a professora da turma, auxiliando-a na aplicação de suas atividades, assim como também tendo momentos de regência individual. Ao final do estagio chegou-se a conclusão de que os dados encontrados revelaram a aprendizagem como uma construção pessoal, um processo de aquisição de conhecimentos, uma mudança comportamental que se estabelece na relação com os outros e o mundo, e de que o lúdico é uma ferramenta poderosa e eficaz como facilitadora no processo ensino-aprendizagem. O projeto também possibilitou a reflexão na questão da formação dos profissionais da educação, em especial o pedagogo, uma vez que este profissional, ao atuar com a criança desde a idade mais tenra forma sujeitos que poderão no futuro ser capazes de desvelar o real.
Downloads
Referências
MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar: prazer e Aprendizado. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
PAPALIA, Diane, OLDS, Sally, e FELDMAN, Ruth (2001): O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill
PINTO, Ana, BARROS, Sílvia, AGUIAR, Cecília, PESANHA, Manuela, e BAIRRÃO, Joaquim (2006): “Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado”. In: Análise Psicológica, 4 (XXIV), 447-466.
PORTUGAL, Gabriela (2009): “Desenvolvimento e aprendizagem na infância. Conselho Nacional de Educação” (Editor). In: A Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa: CNE.
RAFAEL, Manuel. (2005): “Abordagens comportamentais da aprendizagem”. In G. L. Miranda & S. Bahia (Org.). Psicologia da educação. Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino (Capítulo 6, pp. 121-140). Lisboa: Relógio D’Água.
ROSÁRUO, Pedro, e ALMEIDA, Leandro (2005): “Leituras construtivistas da aprendizagem”. In G. L. Miranda & S. Bahia (Org.). Psicologia da educação. Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino (Capítulo 7, pp. 141-165). Lisboa: Relógio D’Água.
TAVARES, José, PEREIRA, Anabela, GOMES, Ana Allen, MONTEIRO, Sara, e GOMES, Alexandra (2007): Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.
.