Entrelaçando Fios dos Saberes na Educação Infantil
Uma Proposta Interdisciplinar na Pré-escola
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar sobre possibilidades da realização de trabalhos interdisciplinares na Educação Infantil que inter-relacionem as áreas de arte, cultura e linguagens oral e escrita. A interdisciplinaridade é compreendida por Fazenda (1994, 2002) como uma nova atitude frente a conhecimentos de diferentes naturezas. Envolve conexão de saberes, é um trabalho de parceria entre o professor e as crianças. Trata-se de um estudo e como fonte de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado, realizada em 2018, com uma professora que possui prática docente de vinte e sete anos na Educação Infantil, especificamente na pré-escola, pertencente a rede pública do município de Barueri, localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A sala sob sua responsabilidade possuía trinta e dois alunos com 4 anos de idade. Como resultado, constatamos que a inter-relação entre as áreas só foi possível por meio do trabalho de um professor que dominava o conhecimento de diferentes campos de conhecimentos; sabia utilizar diferentes estratégias de ensino; possibilitava diferentes espaços e materiais em sua prática pedagógica. Observou-se igualmente olhar sensível e escuta atenta para captar as falas e ações das crianças, incorporando-as em sua prática docente.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Infantil. Professor.
Downloads
Referências
______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/Secretaria de Educação, 2018. Disponível em<: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em>: 10 Jul. 2018.
FARIA, Thaís Brando Balázs da Costa, 1986 - Aproximações entre a antropologia interpretativa de Clifford Geertz e a abordagem histórico-cultural em psicologia de Lev Vigotski /Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP: 2014.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 1994 (2008).
______. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 5 ed. São Paulo, SP: Loyola, 2002 (1991). V. 13 Coleção Educar. 119 p.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1 ed. [Reimpr]. Tradução de: The interpretation of cultures. [Livro Eletrônico]. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GOBBI, Márcia Aparecida; PINAZZA, Mônica, Apezzato. Linguagens infantis: convite à leitura. In: GOBBI, Márcia Aparecida; PINAZZA, Mônica, Apezzato (Orgs.). Infância e suas linguagens. [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2015.
JESUS, Jerusa Pereira. Liberdade para criar. Revista Avisa Lá, número 72, novembro, 2017.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. (Tradução) Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MOSS, Peter. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011: Papirus, 1995.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. Disponível em:
VEIGA, I. P. A.; CARDOSO, M.H. (Org.) Escola fundamental, currículo e ensino. Campinas: Papirus, 1995.