ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

  • Renata Makelly Tomaz do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Claudemir Cosme da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Estágio. Experiência. Ensino Médio.

Resumo

RESUMO - O presente artigo relata como foi a experiência de estágio em ensino de geografia proposto pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo do trabalho é relacionar a teoria vista nas aulas da academia com a prática em escola de ensino médio sob a supervisão de um professor de geografia da educação básica. Para tanto, foram observados, pesquisados e vivenciados os seguintes pontos: identificação e histórico da escola; estrutura física e material; organização e funcionamento; ação pedagógica e notas do estágio. Após a análise desses aspectos, conclui-se que o estágio supervisionado é sem dúvidas de grande relevância, pois possibilitou a experiência com o ensino médio e a execução dos conhecimentos adquiridos com as teorias vistas em sala de aula na universidade, sendo assim essenciais no aprendizado sobre a ação docente para a formação inicial como estudante e o futuro profissional na área do magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério. Série formação do professor).

LIMA, Maria Socorro Lucena; SILVA, Silvina Pimentel (orgs.). Recursos didáticos: a serviço de quem ensina e de quem aprende. In: ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. O estágio docente numa perspectiva interdisciplinar. Fortaleza: Eduece, p. 48-57.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: IDEM. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011, cap. 1, p. 35-36. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).

PINA, Paula Priscila Gomes do Nascimento. O uso do livro didático de Geografia. In: IDEM. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. cap. 2. p. 46- 53.

VESENTINI, Jose William. Para uma Geografia Crítica na Escola. São Paulo: Ed. do Autor, 2008.
Publicado
23/12/2021