A ADAPTAÇÃO TEATRAL DA OBRA O MÁGICO DE OZ:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Priscila Sandra Ramos de Lima SEDUC/CE
Palavras-chave: Letramento Literário. Ensino de leitura. Gêneros orais. Ensino de língua materna.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência resultante de uma ação pedagógica efetuada em uma escola pública estadual localizada no município cearense de Maracanaú. Tivemos como objetivo apresentar considerações sobre a nossa trajetória no trabalho de orientação de uma turma do segundo ano do Ensino Médio, na realização do projeto de adaptação teatral da obra O Mágico de Oz, do escritor americano Lyman Frank Baum, publicada em 1900, apresentado no sarau literário da escola, em novembro de 2018. Como aporte teórico dessa prática, utilizamos os estudos do letramento literário de Cosson (2018), reflexões acerca da pedagogia da autonomia postulada por Freire (2014), reflexões de Bakhtin (2003), entre outros autores. Concluímos que, a partir da sequenciação didática formulada, os alunos desenvolveram habilidades de apreciação/compreensão do texto literário, bem como de organização do gênero teatro. Os alunos, além disso, demostraram interesse, empenho e engajamento na execução das atividades, colocando em prática a autonomia, a capacidade de conviver, trabalhar em equipe, assumir responsabilidades, refletir, dialogar, entre outras competências. A partir disso, percebemos que o projeto foi significativo no processo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas de leitura, oralidade e escrita desses adolescentes.

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Biografia do Autor

Priscila Sandra Ramos de Lima, SEDUC/CE

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2019. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2018. Graduada em Letras/Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2014. Professora efetiva de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

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Publicado
26/04/2021