O PROFESSOR MUSICOTERAPEUTA OU O MUSICOTERAPEUTA PROFESSOR?

Reflexões sobre identidade profissional e o olhar do musicoterapeuta na sala de aula

  • Sarah Fontenelle Catrib Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Musicoterapia na escola, Professor musicoterapeuta, Identidade profissional

Resumo

Resumo: Este trabalho teve o objetivo de investigar as influências da formação musicoterápica na prática pedagógica de educadores musicais, bem como refletir sobre a identidade desses profissionais. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática com as publicações encontradas nas bases de dados do Google, do Google acadêmico, das revistas da União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), bem como em livros, em dissertações e em teses. Foram usados os seguintes descritores: “professor musicoterapeuta” e “musicoterapia na escola”. Assim, a pesquisa buscou compreender como são descritas e classificadas nas publicações científicas as práticas de musicoterapeutas na área da educação.

 

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Biografia do Autor

Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da UFC. Mestre e doutora em Educação Brasileira pela UFC.

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Publicado
23/12/2021