J JOGO INTERATIVO DE ELETROQUÍMICA
uma estratégia socioeducacional e de aprendizagem colaborativa
Palavras-chave:
Química 1. Jogos 2. Educação básica 3Resumo
Através dos tempos, observamos a evolução das teorias educacionais, existindo na atualidade um incentivo a práticas didático-metodológicas mais ativas em detrimento das tradicionais. A ludicidade, a experiência prática e a utilização de tecnologias servem como base no planejamento docente, a fim de tornar o saber atrativo e prazeroso. Este trabalho teve por objetivo geral criar e aplicar um jogo interativo utilizando conceitos da eletroquímica para construir pilhas geradoras de energia, conscientizar acerca do desperdício de energia elétrica e reforçar o aprendizado do conteúdo de forma colaborativa. Tratou-se de um estudo de campo de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, descritivos e abordagem quali-quantitativa. O delineamento do estudo foi a pesquisa-ação. O local foi a escola estadual de educação profissional Ícaro de Sousa Moreira, situada em bairro periférico na cidade de Fortaleza e contou, inicialmente, com 50 participantes. Os resultados apontam mudanças comportamentais e atitudinais dos discentes para conservação de energia na escola bem como maior compreensão e domínio do conteúdo de eletroquímica. Concluímos que a conscientização precisa continuar de forma que os alunos avancem para a fase 03 do projeto, replicando os conhecimentos e a ideia de economia de energia na comunidade civil a partir de seus núcleos familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).