TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Diana Nara Da Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Vanessa Maia Rabelo Universidade Estadual do Ceará
  • Edvar Ferreira Basílio Universidade Federal do Ceará
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Rochester Ferreira Lima Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: TDIC. Ensino de Geografia. Práticas docentes significativas

Resumo

Esse estudo tem como objetivo demonstrar a diversidade de abordagens interdisciplinares e integradas que podem ser instrumentalizadas na disciplina escolar de Geografia por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na primeira parte, direcionamos a uma reflexão para alguns dos desafios da escola e do ensino de Geografia na atual sociedade da informação e do conhecimento. Em um segundo momento, apresentamos possibilidades de promoção de conteúdos curriculares de Geografia com o auxílio do software Google Earth. Nesse intuito, realizamos uma análise socioespacial a partir da geotecnologia mencionada tomando como foco referencial a área urbana do município cearense de Limoeiro do Norte, destacado por sua relevância estadual como polo comercial, educacional e fruticultor na região do baixo vale do rio Jaguaribe. Fundamentamos nosso estudo numa abordagem qualitativa em pesquisa de cunho bibliográfico, apoiando a investigação em teóricos, como Imbernón (2010), Coll e Monereo (2010), Evangelista; Moraes; Silva, (2017), Santos (1997, 2006), Corrêa (2010) e Japiassu (2006) e Fazenda (1998). O uso das TDIC, quando bem planejado e orientado à construção de aprendizagens significativas, funciona como importante aliado na geração e disseminação de conhecimentos de maneira inter-relacional, crítica, criativa e inovadora, conectados às reivindicações da sociedade e das juventudes contemporâneas, que há muito não se reconhecem nas metodologias de ensino pautadas no tradicionalismo pedagógico.

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Biografia do Autor

Maria Vanessa Maia Rabelo, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE - UFC); Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar Integrada; Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; Pós-doutor na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy; Professor livre docente da Universidade Federal do Ceará, Professor-pesquisador do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará; Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do. Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Professor-pesquisador do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES).

Carlos Rochester Ferreira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará UECE; Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor Susbtituto da Universidade Estadual do Ceará. Professor da rede municipal de Russas- Ceará

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Publicado
26/10/2022