“CIRANDA DA PROFISSÃO”

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO

Palavras-chave: Adolescente. Escolha profissional. Ensino médio. Escola pública. Trabalho.

Resumo

Este trabalho faz parte de estudo desenvolvido sobre o “Projeto Ciranda da Profissão 2019” que objetivou debater a questão da escolha profissional dos estudantes das 3ª séries do ensino médio da Escola de Ensino Médio Raimunda Silveira de Souza Carneiro - localizada no município de Cruz, região noroeste do Estado do Ceará, pertencente a 3a Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Acaraú, mantida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. O trabalho buscou orientar e proporcionar aos alunos momentos de estudo e reflexão sobre o mundo do trabalho. Discutiu-se as dificuldades encontradas na escolha da carreira a ser seguida pelo estudante, que se vê cercado de grandes incertezas quanto ao seu futuro profissional. Os resultados obtidos durante o projeto atestaram a importância da escola e, certamente dos professores, ao preocuparem-se com essa temática, buscando a interação com os alunos prestes a adentrar ao mundo do trabalho, para lhes fornecer subsídios para uma escolha profissional mais realista e efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Junglas-Muniz, SEDUC/CE

Graduado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de língua portuguesa e língua inglesa da Secretária de Educação do Ceará, CREDE 3, EEM Raimunda Silveira de Souza Carneiro, atualmente atuando no Centro de Multimeios. E-mail: mjunglasm@gmail.com

Jorge Luís Carneiro Lopes

Professor efetivo de Filosofia na rede pública de ensino do Estado do Ceará - SEDUC. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE

Referências

ALMEIDA, Daniel Marinho (org.) ENEM.COM projeto de vida: profissão e carreira. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha / Universidade Aberta do Nordeste, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 108, 23 dez. 1996.
CEARÁ, Acabei o ensino médio, e agora? Planejar os próximos passos. Fortaleza: Secretaria de Educação, Governo do Estado do Ceará / Instituto UNIBANCO, [s.d.]
CHAGAS, Eduardo Ferreira (et. Al.). Indivíduo e Educação na Crise do Capitalismo. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
COOPER, Ann A. Imagem Profissional. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do símio em homem. Primeira edição. BSB: Kiron, 2012.

JUNGLAS-MUNIZ, Mário. Projeto Ciranda da Profissão. Cruz: [sem editora], 2018.
_____. Relatório do Projeto Ciranda da Profissão 2019. Cruz: [sem editora], 2019.
LUCCHIARI, Dulce Helena Soares. O ideal de ego e o projeto de futuro profissional dos adolescentes. In: LEVENFUS, Rosane Schotgues (cols.). Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 79-95.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MARX, Karl. Contribuição para a Crítica da Economia Política. Trad. Edgar Malagodi. Coleção Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
NETO, Raymundo (org.) ENEM projeto de vida: profissão e carreira. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha / Universidade Aberta do Nordeste, 2014.
SANT’ANNA, Dalmir. Professor Educador: a missão: reflexões e provocações para educadores de todos os tempos. Fortaleza: conhecimento editora, 214.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
WHITE, Aggie. Planejamento de Carreira e Networking. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Publicado
23/12/2021