ASSIM ENSINA ZARATUSTRA
Palavras-chave:
: Filosofia da educação. Nietzsche. Zaratustra. EducaçãoResumo
Considerado o livro dos livros do culto nietzschiano ou o escrito fundamental do pensamento de Nietzsche de acordo com Mário da Silva (2006), a obra ‘Assim falou Zaratustra’ exalta e radicaliza a ideia da vontade de poder como essência da vida, bem como as do super-homem, do eterno retorno e da irracionalidade da natureza. O livro expressa de forma poética as idéias como também os desabafos de Nietzsche através de alegorias, imagens, parábolas e simbolismos. Através da análise desta prosa rítmica, ou melhor, do “livro mais profundo da humanidade” conforme o próprio Nietzsche assinalou, o referido artigo pretende fazer um recorte possível de uma concepção filosófica de educação presente nos ensinamentos de Zaratustra ou expressá-los à guisa de uma reflexão crítica sobre a educação de maneira geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).