HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E IDENTIDADE

UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

  • Maria Vanessa Campos de Souza E.E.E.P. Antônio Rodrigues de Oliveira
  • Paulo Antônio Nogueira Júnior Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 14
Palavras-chave: História. Ensino. Lugar social. História oral. História local.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o compartilhamento de experiência exitosa no ensino de História, no Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Educação Profissional no Estado do Ceará,  onde realizamos, junto aos alunos e com a mediação do professor, entrevistas com a comunidade, trabalhando a história oral, como meio de aproximação do indivíduo com os diferentes conteúdos abordados em sala de aula, desenvolvendo maior identificação com a comunidade na qual está inserido e fortalecendo sua identidade e sentimento de pertencimento à mesma. A metodologia aplicada ao trabalho tem características de pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, baseando-se nos seguintes conceitos fundamentais e orientadores: lugar social em Certeau (1982); história oral, memória e identidade em Pollak (1992) e Amado (1995); e metodologias ativas em Morán (2015). Salientamos, por fim, a importância da utilização de novas metodologias no ensino de História, capazes de se contrapor ao ensino tradicional, pautado na repetição e na memorização, visando a aproximação com o público jovem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Artigo a ser publicado na Revista Docentes, produzido a partir de resumo expandido apresentado no Seminário Docentes, seguindo a bibliografia especificada abaixo:
AMADO, Janaina. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História, v. 14, p. 125-136, 1995.
BARROS, José D.'assunção. A escola dos annales e a crítica ao historicismo e ao positivismo. Territórios e Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 73-103, 2010.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Cortez editora, 2004.
CERTEAU. Michel de. A Escrita da história; tradução de Maria de Lourdes Menezes; *revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DA SILVA, Enock Douglas Roberto; TAMANINI, Paulo Augusto. Imagens ressecadas: a representação iconográfica do nordeste nos livros didáticos de história. Pimenta Cultural, 2020.
FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. História Oral, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2006.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992.
Publicado
19/08/2021