O PROJETO SÃO FRANCISCO COMO INCENTIVADOR DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO
um estudo de seus reflexos em Penaforte
Resumo
Esta pesquisa demonstra as principais mudanças ocorridas na educação de Penaforte após a chegada do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) ao município. O mesmo contempla o aspecto educacional em seu bojo como eixo norteador do desenvolvimento regional, estando inserida na sua dimensão social. Seu objetivo é analisar as principais contribuições do PISF sobre a educação local. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso. Os seus resultados apontam que esse projeto hídrico governamental contribuiu para o fortalecimento da educação, promovendo a sustentabilidade nas escolas, incentivando jovens e adultos a estudarem, profissionalizarem-se e ingressarem no mercado de trabalho. Conclui-se que o PISF fortaleceu a educação ambiental como prática interdisciplinar nas escolas, fazendo valer a legislação, além de incentivar a população a prosseguir seus estudos básicos e até ingressar em cursos de formação, conquistando uma profissão ou emprego nas empresas executantes.
Downloads
Referências
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Consultas Online – FNDE. 2020b. Disponível em:
______. Governo Federal. Ministério do Desenvolvimento Regional. Comunicação itinerante leva informações do Projeto São Francisco a Penaforte (CE). Notícias. Brasília, 2014-2016. Disponível em:
______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades: Penaforte-CE. Período: 2000 a 2020. Panorama. 2020a. Disponível em:
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 6. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011.
______. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun 2014.
______. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
______. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 14, de 6 de junho de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jun. 2012.
______. Ministério da Integração Nacional (MIN). Integração Nacional promove capacitação para professores. Penaforte (CE). Notícia. 2011. Disponível em: < https://www.gov.br/mdr/pt-br>. Acesso em: 01 out. 2020.
______. Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Projeto São Francisco. Brasília, 2019. Disponível em: www.mdr.gov.br. Acesso em: 20 nov. 2020
______. Secretaria de Educação Fundamental do MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. 128 p. MEC – Brasília, 1997.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Ceará. Ceará tem 13 municípios entre os 20 mais bem avaliados no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. Notícia. 2019. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2019/11/26/ceara-tem-13-municipios-entre-os-20-mais-bem-avaliados-no-indice-de-oportunidades-da-educacao-brasileira/. Acesso em: 14 nov. 2020.
______. Secretaria da Educação (SEDUC). Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE-Escolar). Módulo Acadêmico. Disponível em: < http://sige.seduc.ce.gov.br/>. Acesso em: 13 out. 2020.
______. Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Selo Escola Sustentável. Informe. Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. 1818-1883. Trad. Rubens Eduardo Frias. 5. ed. 112 p. Centauro. São Paulo, 2006.