ENTRE O PEDAGÓGICO E O FILOSÓFICO

um estudo sobre a didática da filosofia

  • Alessandra Nascimento Braga UFPA/IECOS
  • Aline Nascimento Braga UFPA/PPGECM
  • Lélio Favacho Braga SEDUC-PA
  • Maria Gilvania da Silva Alves UFPA
Palavras-chave: Filosofia, Didática, Formação.

Resumo

O presente ensaio, de cunho bibliográfico e teórico, possui como objetivo primordial defender a existência de uma didática no ensino da Filosofia na medida que se constrói um acesso simultaneamente pedagógico e filosófico em seu fazer educativo. Para uma melhor compreensão do presente tema percebe-se o processo formativo do educando como intrinsecamente relacionado a cultura, na qual a forma filosófica de conhecimento desenvolve papel importante na construção do processo de autonomia do sujeito. Nas reflexões finais é defendido que se há o ensino da Filosofia obviamente existe didática para este, observando que a questão da didática no ensino da Filosofia assemelha-se a questão da didática geral, ou seja: deixar claro e distinto a fronteira entre a organização do fazer pedagógico e a forma que o conteúdo é disposto no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata Pereira Lima; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia – um livro para professores. São Paulo: Alta Mídia e Educação, 2009.

BRAGA, Alessandra Nascimento; BRAGA, Aline Nascimento; BRAGA, Lélio Favacho; ALVES, Mª Gilvania da Silva. Educação e Desenvolvimento Econômico: uma análise sobre a teoria do capital humano – breves reflexões. Disponível no site < file:///C:/Users/aless/Downloads/308-1645-1-PB%20(1).pdf > ISSN 2238-5819, Guaratinguetá (SP), v.10, n.1 – Junho. Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo, 2020.

BRAGA, Lélio Favacho. O Caráter Formativo da Educação Filosófica como Reinvenção dos Conceitos Filosóficos em Guillermo Obiols. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.24, n.1, p.32-39, jan.-jun. 2015.

Luckesi, Cipriano Carlos. Filosofia, Exercício do Filosofar e Prática Educativa. Em Aberto, Brasília. ano 9 n 45 jan. - mar. 1990.

COSTA, M. C. V. Trabalho Docente e Profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.

CHAUÍ, M. Ensinar, Aprender, Fazer Filosofia. Revista do ICHL, v. 2, n. 1, p. 1-10, 1982.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à práticas Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GADOTTI, M. Convite à Leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GHIRALDELLI JR., Paulo. A filosofia e sua Didática. In: Revista Educação v. 27, n. 2, jul./dez. Santa Maria - RS, 2002.

LORIERI, Marco Antônio. O Ensino de Filosofia na Educação Básica: dificuldades e perspectivas. Acesso: 23 de janeiro de 2015. https://filosofiapibidufabc.files.wordpress.com/2011/09/lorieri-filosofia-na-educac3a7c3a3o-bc3a1sica-2010.pdf. Disponível: 05 setembro de 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Do Ensino da Filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 1, p. 81 96, jan./jun. 2011.

_________. Formação Política do Adolescente no Ensino Médio: a contribuição da Filosofia. v. 21, n. 1 (61), jan./abr. Campinas: Pro-Posições, 2010.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1977.

VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica. São Paulo: Loyola, 2014.
Publicado
30/03/2022