FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
fragilidades e possibilidades
Resumo
RESUMO
A presente pesquisa busca dialogar sobre a formação de professores, analisando as dificuldades e limitações existentes, voltando-se, principalmente, para a docência dos anos iniciais, refletindo, também, sobre a qualidade do ensino e aprendizagem que estes formadores trazem para seus alunos, reavivando as implicações da formação acadêmica para se tornarem profissionais da educação. Presenciamos, cada vez mais, a necessidade de formar cidadãos com capacidades e habilidades para enfrentar o mundo, de tal forma que este seja capaz de lidar com as mudanças que ocorrem diariamente sendo um sujeito ativo e pensante, capaz de opinar sobre questões que podem refletir em seu contexto social. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de formação pelo qual os professores dos anos iniciais passaram para atuarem na docência e suas contribuições no processo formativo das crianças que estes educam, identificando as dificuldades encontradas por esses professores ao adentrarem a realidade da sala de aula; também verificar as concepções que os professores trazem quando falamos das questões teóricas levadas para a prática. A natureza da pesquisa é qualitativa, através de uma pesquisa de campo que foi realizada em uma instituição de ensino do município de Tauá, as técnicas de coleta de dados foram entrevistas com os professores que estão atuando na área Os resultados indicam que a formação dos professores precisa ser mais valorizada e colocada como prioridade para que haja mudanças na educação.
Palavras-chave: Formação de professores. Prática. Aprendizagem.
ABSTRACT
The present research seeks to dialogue about teacher education, analyzing the existing difficulties and limitations, turning mainly to the teaching of the initial years, also reflecting on the quality of teaching and learning that these trainers bring to their students, reviving the implications of education to become professionals in education. We are increasingly witnessing the need to educate citizens with the skills and abilities to face the world, so that it is able to cope with the changes that occur daily, being an active and thinking subject, capable of expressing opinions on issues that may reflect on their social context. The aim of this research is to understand how the process of formation through which the teachers of the initial years have passed to act in teaching and their contributions in the formative process of the children they teach, identifying the difficulties encountered by these teachers as they enter the reality of classroom; also to verify the conceptions that the teachers bring when we speak of the theoretical questions taken to the practice. The nature of the research is qualitative, through a field research that was carried out in a teaching institution of the municipality of Tauá, the techniques of data collection were interviews with the teachers who are working in the area. The results indicate that the teacher training needs to be more valued and prioritized for changes in education.
Key words: Teacher training. Practice. Learning.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a pratica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y.S. (orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2.ed. porto alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
GARRIDO, Selma Pimenta. Professor reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2012. Vários autores.
GATTI, B. A. Professores do Brasil impasses e desafios. Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. Brasilia: UNESCO, 2009. 294p.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2003. (coleções questões da nossa época: v.67).
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 38. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
TARDIF, M; LESSARD. C; CLERMONT C. Formação dos professores e contextos sociais. Porto-Portugal, RÉS.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério.
______. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.