A PRÁTICA DOCENTE SOB MÚLTIPLOS OLHARES: AÇÃO E REFLEXÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

AÇÃO E REFLEXÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

  • Rozelaine de Fatima Franzin URI
  • Fábia Carolina Fortunato Ferreira
  • Lidiane Cezimbra Pizzolotto
  • Luis Alexandre Herter
  • Rafaela Luana Zurawski
Palavras-chave: Ação. Docente. Ensino. Reflexão.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um ponto de vista sobre o fazer pedagógico, em diferentes áreas da docência, mesclando sua vivência e articulando estudos relativos à autores dessa temática. A escolha do tema desse artigo surgiu do debate na disciplina de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Tecnologia. Sabendo da importância do professor na sociedade e para os próprios alunos, a reflexão em prol de transformações e na busca de uma consciência crítica e de alunos autônomos dentro da sociedade exige uma formação constante, diálogo entre colegas com as riquezas das trocas de conhecimentos adquiridos com a prática se tornando experiências. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, fundamentada na prática do professor no ensino no contexto nacional, está presente nas políticas públicas e nos documentos que norteiam o ensino de ciências na Educação Básica como formação docente-processo, métodos utilizados, capacitação. Teve como objetivo identificar o fazer pedagógico do professor universitário nas diversas áreas do conhecimento dos discentes do curso de mestrado da URI-Santo Ângelo-RS após os questionamentos advindo das demandas da sociedade em mudança e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Considerou-se também os problemas relacionados ao fazer pedagógico e influência no ensino aprendizagem, tais como a motivação e reflexão. Para isso, o trabalho do professor precisa estar em constante processo de reflexão do fazer pedagógico, buscando a evolução e a melhoria do processo de ensino – aprendizagem, ou seja, a qualidade da educação está ligada ao professor e ao seu fazer pedagógico dentro da sala de aula, sendo essencial para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, acredita-se que o currículo está exigindo do professor uma mudança para romper barreiras, entender o processo e a prática relacionada com a teoria. Com as mudanças que acontecem na sociedade, o docente precisa estar aberto, atento a tudo que possa ajudá-lo a melhorar seu profissional, e assim como consequência, a melhoria do processo educativo. Pode-se concluir que o fazer pedagógico docente é um ponto importante para um ensino de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do intelecto dos discentes e consequentemente da sociedade. Assim, é importante a instituição de ensino buscar sempre manter o diálogo com os alunos, como forma de acompanhá-los ao longo do processo de escolarização, e também com os professores, por meio da organização de reuniões pedagógicas e momentos de formação continuada.

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Publicado
30/03/2022